12 Motivos para qualquer advogado ter seu próprio site de advocacia

Está apenas iniciando como advogado autônomo ou já tem um pequeno escritório de advocacia, mas acha que ainda não é hora de modernizá-lo com um novo site? Provavelmente você não parou para considerar o potencial retorno do site de advocacia e suas enormes vantagens.

Por isto, listamos aqui 12 motivos para te convencer definitivamente que o site deve ser um componente obrigatório no arsenal do seu escritório de advocacia e de qualquer advogado autônomo, ainda que você esteja começando agora a advogar por conta própria.

1) É muito mais fácil para os clientes encontrar seu escritório e os serviços que você oferece no site de advocacia

Mesmo quando as pessoas já sabem do seu escritório e estão cientes de sua marca, seja através de indicação ou publicidade, é provável que procurem você online antes de contatá-lo. Isso pode ser uma surpresa para alguns, mas acontece o tempo todo.

Em janeiro e fevereiro de 2019, um dos nossos clientes publicou nas redes sociais contendo algumas discussões judiciais favoráveis contra o INSS. Embora o post tivesse número de telefone para contato, o site do escritório teve um pico no envio de formulários daquele assunto. 32 pessoas que viram o post procuraram o escritório de advocacia dentro do Google ou Bing e preencheram o formulário de contato no site.

Isso é compreensível, as pessoas geralmente ficam receosas de golpes nas redes sociais ou delas não serem verídicas. Em vez disso, se for importante o suficiente e eles estiverem interessados, eles farão a sua própria pesquisa sobre o escritório de advocacia, e chegarão ao site, para então fazer o contato com o advogado por lá.

2) É uma ferramenta de comunicação

Muitas vezes clientes, parceiros de negócios e outros precisarão visitar seu site apenas para obter algumas informações básicas. Pode ser um endereço de e-mail, número de telefone, endereço de e-mail ou instruções para o seu escritório. Ter um site online que você possui e controla, pode atualizar ou atualizar informações básicas como esta é importante para o seu escritório.

3) Constrói credibilidade e confiança

Embora a internet tenha apenas algumas décadas de idade, ela evoluiu rapidamente e a maneira como a usamos em nosso cotidiano também. A presença de um site, nem que seja simples, estabelece legitimidade e traz confiança ao potencial cliente/consumidor.

De acordo com a National Law Review, 74% dos consumidores  visitam o site de um escritório de advocacia antes de qualquer outra coisa. São quase três em cada quatro potenciais clientes que visitam o site de advocacia antes de contratar o advogado!

Caso você possua um escritório de advocacia mas não tem um site, com certeza está deixando de captar muitos clientes. No entanto, ter um site é apenas o começo de como você pode estabelecer credibilidade e confiança com clientes em potencial.

Ter um site bem desenhado e moderno com fotos profissionais e nítidas é muito importante. O site do escritório de advocacia e profissional individual, é o equivalente ao seu currículo para o cliente, que decidirá por contratá-lo ou não.

Ter um design amigável para dispositivos móveis, relativamente moderno e fotos atuais dos advogados e da equipe são essenciais para construir confiança com o seu potencial cliente.

4) Essencial para qualquer marketing online

O marketing jurídico é cada vez mais relevante para a atração e captação de clientes, e veio para ficar. Se você não quer ficar de fora, e planeja fazer qualquer forma de marketing online, então um site é um componente crítico para o funil de marketing e vendas do seu escritório.

Publicidade Online e PPC

A maioria dos tipos de publicidade online se enquadra na categoria de PPC (pay-per-click). Isso significa que você só paga por anúncios quando as pessoas clicam neles. Quando alguém clica em um anúncio online, ele inevitavelmente será direcionado para algum site. Independentemente de você planejar anunciar na internet ou não, é importante considerar esta potencial oportunidade de captação de clientes.

Mídias Sociais

Outra forma popular de marketing online para empresas é através de plataformas de mídia social, incluindo Facebook, YouTube, Instagram e outros. Se o seu escritório está presente em uma dessas plataformas, é importante conectar um site aos perfis online do seu escritório de advocacia. Isso garantirá que você possa canalizar visitantes, fãs e seguidores do conteúdo que você compartilha e posta nas redes sociais de volta ao seu site, que tem um aspecto muito mais institucional. Além disto, você é que tem o controle do seu site e pode comunicar-se com seus clientes através dele sem restrições, ao contrário das redes sociais, que pode desaparecer (assim como o Orkut, lembra?) ou excluir sua conta a qualquer momento, juntamente com o público que você levou anos para conquistar.

Blogs e SEO

Se você planeja blogar ou publicar artigos online para ajudar a atrair novos clientes em potencial, certamente precisará de um lugar para hospedar este conteúdo. Não há lugar melhor do que o site do seu escritório. Todos os dias, as pessoas buscam informações e respostas sobre seus assuntos legais. Obter tráfego orgânico dos mecanismos de busca é uma ótima maneira de atrair novos clientes e construir a presença da sua empresa.

A importância do blog para advogado: Por que é essencial?

5) Explique quais as suas especialidades

Se você é um escritório que oferece todos os tipos de serviços jurídicos ou se concentra em apenas uma área do Direito, seu site pode transmitir isso para potenciais clientes. Isso pode ser fundamental para as pessoas, quer tenham ouvido falar da sua empresa ou estejam procurando por um advogado online.

Quando eles chegam no seu site, devem ser capazes de identificar rapidamente se você é o advogado que pode ajudá-los com seu problema ou não. Isso pode aumentar as chances de receber um e-mail ou telefonema de potenciais clientes que você está procurando atrair.

6) Nem todo mundo quer ligar para o escritório

A maioria dos advogados das áreas de direito voltadas para o consumidor (e não empresas) geralmente esperam contatos por telefone. É a maneira mais rápida de qualificar e converter leads em entradas e, posteriormente, em clientes. É ótimo ter um objetivo principal a partir do seu marketing (por exemplo, telefonema, e-mail, etc.). No entanto, nem todos vão querer ligar para você num primeiro momento.

Ter um backup, como um formulário de contato, endereço de e-mail ou caixa de bate-papo ao vivo, expandirá as opções que você oferece para que eles façam esse contato inicial com o seu escritório. Algumas pessoas são tímidas, ou devido à sensibilidade de sua matéria jurídica, podem querer discrição.

Um site permite atender a múltiplos modos de contato e comunicação com clientes antigos e prospectar novos. Isso ajudará sua taxa de conversão e número de leads mensais.

Por exemplo, nos primeiros 6 meses de 2019, nós rastreamos as visitas em um dos sites de advocacia que criamos para nosso cliente:

  • 729 usuários visitaram a página “entre em contato”
  • 144 usuários enviaram formulários de contato

Se não houvesse um site e, além disso, vários métodos de contato, como e-mail e formulários de contato, isso pode ter se traduzido em muitos clientes perdidos e oportunidades de negócios.

7) Tenha um vendedor 24 hrs por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano

Todos temos uma vida fora do trabalho, exceto o seu site. Ele funciona 24 horas por dia, está sempre lá, pronto para cumprimentar visitantes novos ou antigos que aparecem para olhar o seu escritório online.

Ter um site permite vários modos de comunicação, incluindo envios de e-mail e formulários como mencionado anteriormente. Um estudo feito sobre quando ocorrem conversões e preenchimento de formulários descobriu que as horas de melhor desempenho são entre as 18 e as 20 horas, o que produziu 29,2% de todas as submissões de formulários de contato. Para muitos escritórios de advocacia, isso significa que depois do horário comercial, quando ninguém está por perto para atender os telefones. Mais de 73% de todas as submissões foram entre 14h e meia-noite.

Desde que seu site esteja funcionando corretamente, ele está lá sempre que as pessoas estão prontas para te contatar. Mesmo que não tenha ninguém no seu escritório físico, o seu site está sempre lá, ajudando a gerar mais leads e valor todos os dias, 24 horas por dia.

8) Você pode rastrear seu valor e o do seu escritório de advocacia

Você pode configurar seu site com uma plataforma de análise e rastreamento de dados como o Google Analytics. Isso rastreará anonimamente comportamentos e ações tomadas em seu site, independentemente de como as pessoas chegam lá. Você pode definir métricas de valor de reais para quanto vale um lead ou uma ação tomada em seu site. Depende inteiramente de você, o que equivale a atribuir a certos objetivos.

Acompanhe campanhas de anúncios e investimentos em marketing

Ao configurar corretamente, você pode rastrear o ROI para praticamente qualquer campanha de marketing que você possa imaginar, on-line ou off-line. Isso permitirá que você veja o que está funcionando e o que não é quando é hora de você fazer sua revisão de marketing mensal ou trimestral. Os dados são registrados e armazenados nas plataformas, permitindo que você veja dados históricos.

Personalizar relatórios

Se você está em dia com seus relatórios de marketing, contabilidade e outras em outras áreas administrativas do seu escritório, então você se sentirá em casa com o rastreamento de análises através do seu site. Você pode personalizar relatórios para ver dados acionáveis, ajudando você a ver o que é e não está funcionando em seus investimentos de marketing. A divisão acima mostra quanto valor é gerado no total para o período com avarias com base no valor de tráfego por:

  • Celular e smartphones
  • Campanhas pagas
  • Tráfego orgânico

Valor agregado gerado a partir do seu site

Como visto, muitas estradas levam o cliente de volta ao seu site, em termos de marketing e esforços publicitários. Como resultado, você pode ver quanto valor seu site está gerando de cada fonte e como um todo. Uma vez que você mesmo experimenta isso, você pode ter certeza de quão valioso é o seu investimento em seu site para sua prática legal.

9) Informe, Eduque e Qualifique Potenciais Clientes

Nós já mencionamos sobre isso acima, mas esta razão merece um pouco mais de explicação.

A internet é, sem dúvida, a maior inovação tecnológica já criada (até agora) por nossa espécie. As pessoas podem sentar-se em seu computador e aprender sobre praticamente qualquer tópico inserindo uma consulta em um mecanismo de busca como Bing, Google e plataformas de pesquisa gratuitas. Muitos o usam hoje antes de fazer qualquer grande compra ou investimento. Aprendemos e realizamos pesquisas com ele, seja comprando um novo telefone, TV, casa ou contratando um advogado.

Ter um site pode ser um recurso incrível para sua empresa, quando usado corretamente em sua estratégia de marketing. Como mencionamos anteriormente, existem muitas formas de marketing online, desde anúncios de PPC até blogs.

No que diz respeito ao blog, isso pode ser uma parte significativa da estratégia de aquisição de seus clientes. Responder a perguntas legais e fornecer informações legais para seus clientes-alvo através de seu site ajudará você a construir confiança, educá-las e qualificá-las antes de entrar em seu escritório.

Dessa forma, uma vez que as questões jurídicas dos seus leitores de blog tenham chegado ao ponto em que precisam contratar um advogado, mais deles já terão um advogado – você. Você construiu a credibilidade com eles através do fornecimento de informações legais gratuitas sobre as áreas do direito que você está concentrando seus esforços de marketing. Agora é só uma questão de eles entrarem em contato com você.

10) Promova e anuncie sua proposta de valor

Ao comercializar um escritório de advocacia, um componente crítico é realizar uma análise competitiva e entender o que sua empresa tem a oferecer, que sua concorrência não tem ou não pode. Isso é conhecido como sua proposta de valor e é o que o diferencia de outros escritórios de advocacia.

Seu site, seu vendedor 24 horas por dia, é o lugar perfeito para anunciar essa proposta de valor. Posicionar esta mensagem na frente e no centro em sua página inicial pode fazer a diferença entre atrair os clientes certos e não.

11) Ajuda a aumentar a conscientização da marca

Muitos advogados já ouviram falar da importância da conscientização da marca.

Ter sua marca exibida com destaque em seu site cria impressões e pontos de contato com seu público. Certifique-se de que está claro, bem exibido e que deixe uma impressão duradoura em seus visitantes.

12) É um ativo empresarial

Em uma última análise, um site para o seu escritório deve ser visto como um ativo de negócios. Quando você olha para todo o valor potencial que um site pode produzir para você escritório de advocacia, nas razões listadas acima e você investe nele apropriadamente, ele realmente é um ativo. Se você possui ou tem interesse na empresa, isso pode aumentar sua participação durante o planejamento sucessório, porque sua empresa possui uma poderosa ferramenta de geração de leads e marketing.

Conclusão

Aí estão 12 razões pelas quais seu escritório de advocacia, até mesmo advogados iniciantes e autônomos precisam de um site. O site sozinho pode ser valioso, por várias razões mencionadas acima, incluindo credibilidade e confiança. No entnato, quanto mais atividades de marketing, tempo de investimento e recursos, mais valioso seu site realmente se torna.

Nós somos especializados na criação de site para advogados. Todos nossos sites são otimizados para os mecanismos de busca do Google, totalmente personalizáveis e pensados na melhor performance para o advogado. Entre em contato para receber um orçamento!

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