Cada vez mais os profissionais de todas as áreas vêm optando por colocar sua “vitrine” de produtos e/ou serviços nas redes sociais. Isto vale, inclusive, para as profissões mais tradicionais, como médicos, engenheiros e…ADVOGADOS!
Isto mesmo, a maioria dos advogados hoje sabe que ter uma presença forte e ativa nas redes sociais é essencial para se manter competitivo e se conectar com seus clientes de longa data, os atuais e futuros.
No entanto, menos advogados entendem como desenvolver e sustentar mídias sociais eficazes a longo prazo que resultarão em fortes conexões com clientes, uma comunidade expandida conectada com seu escritório e, em última análise, mais e melhores negócios.
O que os advogados mais buscam hoje, são ideias de posts jurídicos para instagram. Neste post, vamos garantir que você nunca fique sem posts emocionantes, diversos e eficazes para todas suas plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
Acesse o site oficial para adquirir os posts para advogados: https://postsparaadvogados.com.br
Sem mais delongas, aqui estão 101 ideias de posts para advogados:
1. Compartilhe dicas para clientes: É natural que você queira evitar dar conselhos jurídicos específicos na internet, no entanto, ajudar o seu público com alguns conselhos gerais é útil e educacional. Dê ao seu público dicas que eles podem usar em relação às questões gerais que envolvem suas áreas de atuação. Por exemplo, um advogado de divórcio pode compartilhar dicas sobre como funciona os diferentes regimes de casamento, como se dá a divisão de bens em cada um deles e da importância em saber decidir o melhor regime de casamento.
2. Poste notícias de última hora: Seja uma fonte de notícias compartilhando eventos atuais, desenvolvendo questões jurídicas e fornecendo histórias relevantes e interessantes relativas ao seu escritório de advocacia e áreas de atuação específicas. Para ter certeza de que você está em dia com as notícias jurídicas, configure o Google Alerts para palavras-chave que dizem respeito à sua área de atuação e fique de olho nas notícias. Por exemplo, um advogado de direito do consumidor pode postar notícias sobre empresas que tiveram que pagar danos morais por efetuar inúmeras ligações indesejadas ao consumidor.
3. Poste artigos de opinião: Compartilhe artigos contendo opiniões de experts do mundo jurídico sobre notícias de última hora, dando aos seus seguidores uma compreensão mais profunda das questões-chave. Além disso, considere compartilhar suas próprias opiniões vinculando-o a posts originais do blog em seu site. Seja autêntico, mas evite tratar de questões muito controversas para não afastar seus potenciais clientes.
4. Compartilhe pesquisas da indústria: As pessoas adoram ler os resultados de estudos novos e interessantes. Investigue profundamente em revistas acadêmicas e arquivos de organizações de pesquisa para encontrar pesquisas relevantes. Os resultados da pesquisa ou do estudo nem sempre têm que ser novos – algumas pesquisas não recebem a publicidade imediata que merece. Por exemplo, um advogado de negócios pode postar sobre um novo estudo sobre a taxa de sucesso atual de fusões e aquisições.
5. Publique trechos de conteúdos úteis: Provoque a curiosidade do seu público compartilhando trechos informativos ou conteúdo do seu site. Esta não é só uma ótima maneira de impulsionar o tráfego do seu site vindo de mídias sociais, mas também uma ótima maneira de obter mais visualizações do conteúdo que você está postando no site do seu escritório de advocacia.
6. Compartilhe podcasts: Aproveite a mania do podcast vinculando-se aos seus episódios favoritos relacionados à indústria ou até mesmo criando o seu próprio. Dar aos seus seguidores das redes sociais a opção de ouvir conteúdo em vez de lê-lo atrairá uma certa parcela da comunidade que prefere áudio ao visual, aumentando seu público geral. Os podcasts também são uma excelente maneira de educar seus usuários para que eles sejam mais fáceis de trabalhar como clientes.
7. Citação de postagem: Citações bem-humoradas, inspiradoras ou motivacionais sempre têm um bom desempenho nas mídias sociais e podem ser compartilhadas por seus usuários, aumentando seu público nas redes sociais. Você deve ter certeza de que suas citações estão pelo menos relacionadas a questões legais ou suas áreas de atuação – considere citar advogados famosos ou escolher citações que sejam significativas para o tipo de casos que você cuida. Por exemplo, um advogado de falências poderia escolher citações sobre finanças, felicidade sem dinheiro, ou recomeçar.
8. Compartilhe posts de preenchimento em branco: Essas postagens (por exemplo, “Se eu tivesse R$ 1 milhão, eu____”) incentiva a participação, interação e o pensamento. Eles também podem ser muito divertidos para os leitores. Embora seja sempre bom incluir um ângulo legal em seu post, não tenha medo de ser criativo. Por exemplo, um advogado empresarial pode tentar: “Em 2023, vou crescer minha empresa fazendo ______”
9. Crie enquetes: Assim como postagens em branco, as pesquisas são uma ótima maneira de fazer com que seus seguidores interajam com você, dividindo os seus próprios pensamentos e opiniões. Alguns sites de mídia social, incluindo Facebook e Twitter, tornam extremamente fácil criar pesquisas com apenas alguns cliques. Pense em uma enquete com um ângulo relacionado à lei ou à sua área de atuação, e você está pronto para começar!
10. Poste fotos de bastidores: Tire fotos originais de si mesmo, sua equipe jurídica ou fotos casuais no seu escritório de advocacia. Essas fotos não profissionais irão te fazer muito mais real e muito menos intimidante para clientes em potencial que realmente precisam se sentir confortáveis antes de pegar o telefone e ligar para o seu escritório. Não deixe de colocar legendas curtas, informativas e divertidas.
11. Compartilhe estatísticas ou dados: Compartilhe novas estatísticas relevantes sobre questões legais ou questões relacionadas às suas áreas de atuação. Esses posts curtos e informativos geralmente funcionam bem, especialmente se você faz as estatísticas ou fatos se destacarem criando um meme ou infográfico. Por exemplo, um advogado de acidentes de trânsito pode apresentar um gráfico de pizza demonstrando as principais causas para acidentes de trânsito fatais em seu estado.
12. Compartilhe links para um post antigo do blog: Não há nada de errado em reciclar postagens antigas do seu site, desde que ainda sejam relevantes. A reciclagem de posts passados estende as suas vidas, dando-lhes um novo engajamento — e também faz com que o marketing de conteúdo tenha sucesso.
13. Poste links para ebooks: As mídias sociais são um excelente lugar para promover e-books – tanto aqueles que você escreveu quanto os relevantes que seriam de interesse de seus leitores. Para coletar as melhores informações sobre seus usuários, coloque os e-books atrás dos formulários de opt-in. Ao oferecer e-books aos leitores através de uma postagem nas redes sociais, não deixe de incluir um pequeno resumo em seu post que descreve por que o livro é importante e o que o leitor ganhará com ele.
14. Crie resumos de artigos educativos: Colete artigos informativos e apresente-os em uma única página no seu site para a conveniência de seus seguidores. Certifique-se de marcar e creditar os autores. Por exemplo, se você é um advogado de direito de família, considere listar os artigos mais úteis que fale sobre a Lei Maria da Penha, tudo em um só lugar, que você pode enviar para clientes interessados.
15. Execute uma série de postagem temática: Faça uma coleção de posts relacionados durante um período definido para manter os seguidores sintonizados em suas principais contas de mídias sociais. Escolha um tema por uma semana ou um mês e planeje conteúdos interessantes (criados por você ou curadoria) e poste-os um em seguida do outro. Por exemplo, um advogado tributarista pode escolher o tema de ICMS em um mês e o tema de IRPF no outro. Seu conteúdo temático pode incluir posts em blogs, estatísticas, ebooks, infográficos, fotos, notícias, listas de artigos e muito mais.
16. Crie postagens semanais recorrentes: Crie postagens sob um tema comum para compartilhar ao mesmo tempo a cada semana e complementá-las com uma hashtag cativante. Por exemplo, toda semana você pode optar por dar destaque a um funcionário, responder a uma pergunta frequentemente feita ou postar uma foto de todo o seu escritório.
17. Recicle seus conteúdos: Recompartilhe o conteúdo mais bem sucedido da semana todas as sextas-feiras, dando aos usuários que não viram suas melhores postagens outra chance de clicar e se engajar. É importante lembrar que, especialmente em sites de mídia social mais populares como o Twitter, o conteúdo pode se perder em minutos sob a constante enxurrada de tweets. Postagens semanais de round-up podem garantir que um número maior de seus seguidores tenha a chance de ver seu conteúdo.
18. Poste perguntas: Faça perguntas simples e básicas que seus seguidores possam responder rapidamente. Os posts de perguntas devem ser relevantes principalmente para seus clientes e áreas de atuação, e eles devem sempre envolver respostas curtas de uma frase ou de uma palavra. Por exemplo, um advogado de família pode perguntar: “Você manteve sua aliança após o divórcio — e por que ou por que não?”
19. Link para um post de convidado (guest-post): Compartilhe ou re-compartilhe um link para um post que você contribuiu em outro site. Certifique-se de contar a história por trás do post — e colocar o link para o site onde seu post de convidado foi postado. Fazer guest posts jurídico não só ajuda a estabelecer você como um advogado qualificado e experiente em sua área, mas também ajuda a fortalecer sua autoridade geral.
20. Poste uma imagem de marca: Poste uma imagem inspiradora com seu logotipo ou endereço do seu site nele. Não tenha medo de ser criativo. Combine seu logotipo com qualquer número de palavras ou imagens, incluindo uma citação inspiradora, estatísticas sobre seu escritório, resultados ou uma foto de sua equipe jurídica. Só tome cuidado para não infringir as regras de publicidade da OAB. É tão importante que sua comunidade de mídia social esteja familiarizada com sua marca, e postar uma imagem de marca é uma ótima estratégia para lembrá-los disso.
21. Compartilhe um infográfico: Encontre um infográfico que seus seguidores apreciariam, ou, melhor ainda, fazer um você mesmo para compartilhar. Infográficos que são bem desenhados e que contêm muito material educativo serão compartilhados em toda parte, então não se esqueça de incluir seu logotipo e informações do seu site no gráfico se você mesmo estiver criando. Por exemplo, um advogado trabalhista pode criar um infográfico explicando os benefícios trabalhistas para quem trabalha no período noturno.
22. Poste uma foto: Às vezes, tudo o que você precisa é de um visual simples e marcante. Seja criativo: enquanto as fotos dos funcionários e do seu escritório são legais, você também pode postar fotos que simplesmente transmitem o sentimento por trás da sua marca. Por exemplo, a gigante do café Starbucks compartilha fotos no Instagram que associam sua marca ao sol, calor e bons amigos, não apenas bebidas.
23. Link para um post polêmico no blog: Não há nada melhor para provocar engajamento do que um pouco de controvérsia. Faça um link para um post jurídico no blog relacionado ao tema que está em polêmica e peça sua opinião ao seu público. Apenas certifique-se de não tomar partido você mesmo (na maioria dos casos) para que você não ofenda metade de seu público. Também não deixe de verificar seus comentários nas redes sociais por linguagem inadequada e outros problemas.
24. Peça informações sobre o seu negócio: Seus seguidores vão adorar dar suas opiniões sobre como melhorar seus serviços jurídicos e eles também vão adorar que você esteja aberto e pronto para receber suas ideias. Pergunte a eles sobre maneiras específicas de melhorar seu negócio, possivelmente com uma pesquisa ou questionário.
25. Compartilhe posts jurídicos do Instagram e Pinterest: Pinterest e Instagram são uma mina de ouro em termos de encontrar belas imagens que você pode compartilhar, como imagens e citações. Apenas não deixe de dar o crédito adequado e apenas certifique-se de manter os posts relevantes para seus clientes. Lembre-se que você pode postar em plataformas de mídia social diferentes: as fotos do Pinterest podem ser compartilhadas no Facebook ou fotos do Instagram no Twitter, por exemplo.
26. Compartilhe um recurso útil: Se você está realmente preocupado em compartilhar as informações mais úteis com seus seguidores, não tenha medo de direcioná-las para o conteúdo valioso de outras pessoas, não apenas o seu. Claro, não deixe de compartilhar recursos precisos e atualizados de sites respeitáveis, como organizações sem fins lucrativos, agências governamentais e sites educacionais. Mas evite sempre compartilhar recursos postados pela concorrência. Um bom exemplo de um recurso útil seria compartilhar informações de ONGs que combatem à violência doméstica, para clientes que sofrem tais violências.
27. Poste uma apresentação slideShare: Slideshare é um serviço fornecido pelo LinkedIn que permite que os usuários compartilhem slideshows com outros. Sinta-se livre para criar e postar suas próprias apresentações slideshare ou para encontrar uma que já é útil e popular. Para procurar por slideshows atualmente populares, vá para a seção ‘Trending in Social Media’ na parte inferior da página inicial doSlideshare. Para encontrar apresentações relevantes, pesquise suas palavras-chave favoritas.
28. Link para um estudo de caso: Estudos de caso são ótimos para fornecer informações úteis de uma maneira que muitas vezes é mais fácil de entender do que um post padrão no blog. Assim como em outros tipos de posts, considere tanto a vinculação a estudos de caso que você encontra online quanto a criação de seus próprios estudos de caso para compartilhar com seu público. Ao escrever um estudo de caso jurídico, certifique-se de fazê-lo para um público geral, evitando o “juridiquês”, escrita densa ou informações complexas.
29. Peça comentários ou depoimentos: Provocar comentários e depoimentos de fãs ou seguidores é uma das melhores maneiras de obter depoimentos que você pode usar como prova social em seu site. Considere postar um link para sua página de depoimentos no Google, juntamente com uma pequena mensagem pedindo aos seus seguidores que digam algumas palavras sobre o seu trabalho. Se você tem depoimentos em vídeo mesmo filmados de um iPhone, ele vai torná-lo mais autêntico e aumentar seu engajamento ainda mais, considere colocá-lo nos seus destaques do Instagram.
30. Recomende uma ferramenta: Compartilhe uma ferramenta ou aplicativo de preferência gratuito que você acha que seus seguidores achariam útil. Há uma infinidade de aplicativos úteis que se relacionam com quase todas as áreas do Direito; por exemplo, os advogados empresariais podem considerar compartilhar um aplicativo que rastreia as despesas comerciais, enquanto os advogados cíveis podem compartilhar um aplicativo que o orienta sobre o que fazer após uma colisão de trânsito.
31. Compartilhe um livro favorito: Ofereça uma recomendação de livro que seus fãs ou seguidores apreciariam e que seja relevante para sua área de atuação de alguma forma. Vincule-se a uma loja (física ou virtual) para comprar ou baixar o livro, e poste uma pequena revisão que explique por que você acha que seria agradável ou útil para o seu público.
32. Compartilhe um dia no posto de vida: Faça uma recapitulação de um dia típico na vida de um de seus advogados ou de outra pessoa em sua equipe jurídica, como assistente paralegal ou administrativo. Adicione imagens, faça uma apresentação de slides ou poste estatísticas para aumentar o interesse. Você também pode vincular à bio da pessoa ou ao perfil do LinkedIn.
33. Recomende seus produtos favoritos: Compartilhe uma lista dos produtos que ajudam você a ter sucesso em seu escritório de advocacia, desde algo pequeno quanto sua caneta favorita anotações durante o teste até um tipo de software que você usa para organizar seu escritório e casos.
34. Link para o seu post mais popular no blog: Dê uma breve introdução ao post para explicar por que é o seu post mais lido e compartilhado, bem como um pouco de informações gerais, como quando foi originalmente publicado e quem escreveu. Essas postagens podem ajudar seu conteúdo a se tornar viral novamente.
35. Forneça uma recomendação de negócios: Recomende um negócio com o qual você trabalha ou já trabalhou e teve uma ótima experiência. Isso pode ser qualquer coisa, desde um serviço de tradução, outro escritório de advocacia parceiro, ou até o seu restaurante favorito que entrega almoço no escritório todas as sextas-feiras. Você pode se surpreender com a frequência com que as empresas que você impulsiona respondem ao seu post postando sobre seu escritório de advocacia, ajudando a aumentar sua autoridade e seu público.
36. Compartilhe uma dica de equilíbrio entre trabalho e vida: Seus seguidores das redes sociais querem saber que você é uma pessoa real com as mesmas lutas que eles. Compartilhe uma dica que aprendeu para equilibrar trabalho, vida e família, como manter seu trabalho no escritório nos fins de semana ou como garantir que você compareça aos jogos de futebol dos seus filhos. Essas dicas são significativas vindo de um advogado, que os clientes sabem que trabalha duro e por longas horas.
37. Peça conselhos: Faça uma pergunta hipotética e pergunte aos seus seguidores o que eles fariam nessa situação. Essas são ótimas oportunidades para que seu público participe em sua página, bem como grandes oportunidades de educar e explorar ideias. Suas perguntas podem e devem ter um ângulo legal – você pode até mesmo discutir um caso recente que tem estado nas notícias.
38. Faça uma retrospectiva: Compartilhe fotos de logotipos, sites ou retratos antigos. Esses posts podem ser engraçados ou introspectivos. Na parte escrita do post, pense em quão longe você chegou, suas realizações, e onde você quer que seu escritório de advocacia vá no futuro.
39. Compartilhe postagens que mostram que você é uma pessoa real: Enquanto você quer parecer profissional, é importante que também mostre o seu lado humano de tempos em tempos. Embora a maioria dos advogados optem por não postar coisas pessoais, é uma ótima ideia compartilhar ocasionalmente parte de sua vida, seja um ótimo livro que você está lendo, um plano de fim de semana divertido, um hobby ou uma foto que você tirou durante uma caminhada.
40. Compartilhe tópico popular do Reddit: O Reddit é um ótimo lugar para encontrar conteúdo e conversas interessantes. Visite a página Trending Subreddit do Reddit para encontrar tópicos populares e de tendências para postar sobre isso relacionados às suas áreas de atuação. Apenas certifique-se de ler os tópicos cuidadosamente para verificar se há adequação, e adicionar um aviso de que as opiniões do Reddit não são necessariamente suas é sempre uma boa ideia.
41. Recomende outras pessoas para o seu público: Compartilhe o perfil de outras pessoas interessantes nas redes sociais e incentive seus fãs a dar o like ou segui-los. Não só o seu público gostará da dica, como você pode se surpreender com quantas pessoas que você marcou que recomendam seu perfil para seus próprios seguidores.
42. Compartilhe um quadro do Pinterest: Se seus clientes estiverem no Pinterest, compartilhe um quadro do Pinterest via Facebook ou Twitter. O Pinterest costumava ser focado apenas em temas como moda e artesanato, mas agora a plataforma de mídia social está com conteúdos extremamente diversificados. Crie um conselho que ajude seus clientes de alguma forma, ou compartilhe um conselho de outra pessoa, mas que seja relevante para o seu público.
43. Compartilhe um quadrinho ou meme: Fazer seus clientes rirem com você é uma ótima maneira de começar a construir relacionamentos. Compartilhar um meme, tira de quadrinhos, imagem, citação ou vídeo pode ajudá-lo a se conectar com clientes. Embora não haja problema em compartilhar links humorísticos que não tenham a ver com o mundo jurídico, você deve manter postagens não relacionadas ao mínimo. Há muito material engraçado relacionado com advogados e suas áreas de atuação.
44. Poste um depoimento em vídeo: Compartilhe uma avaliação de cliente em vídeo para que seus seguidores das redes sociais possam ver uma pessoa real falando sobre suas habilidades e experiência trabalhando com você. As opiniões em vídeo são uma ótima alternativa aos depoimentos escritos e muitas vezes chamam a atenção do público um pouco mais jovens. Considere também fazer um post no qual você solicita que ex-clientes enviem uma avaliação em vídeo.
45. Recomende um colega no LinkedIn: Incentive seus seguidores a entrar em contato com alguém seja valioso para o seu negócio. Em seu post, não deixe de descrever por que você recomenda seu colega, como você fez negócios com eles e quais são suas melhores habilidades e atributos. Você pode esperar que pelo menos algumas das pessoas que você recomenda irão recomendá-lo de volta.
46. Realize um concurso de fotos: Peça que seus seguidores enviem fotos com base em um tema e, em seguida, faça seus fãs votarem. Quando você tiver os resultados, compartilhe as fotos vencedoras em um novo post. Seu concurso de fotos pode ter um tema local ou um tema relacionado à lei em alguns casos. Para maior participação, ofereça um pequeno prêmio de uma empresa local para o vencedor.
47. Compartilhe um “trending topic” do Twitter: Pesquise hashtags e trending topics do Twitter para encontrar conteúdo que seja popular no momento. Não deixe de pesquisar especificamente por tópicos que serão de interesse de seus clientes e que sejam apropriados para sua empresa. Por exemplo, um advogado de família pode querer compartilhar conteúdo sobre uma morte de celebridade que envolveu um testamento.
48. Realize um debate: Iniciar um debate nas mídias sociais, fazendo uma pergunta ou apresentando dois lados de uma questão, é uma excelente maneira de fazer com que muitos usuários participem, bem como uma excelente maneira de expor novos usuários ao seu feed. Certifique-se de ficar monitorar o debate e vigiá-lo de perto para que permaneça civil e profissional. Exclua qualquer comentário que seja inapropriado.
49. Crie um concurso de ‘legende isso’: poste uma foto e peça aos seus seguidores que criem suas legendas criativas ou engraçadas. Seu concurso de legendas não tem necessariamente a ver com a lei ou questões jurídicas, mas certamente terá um toque a mais se for relevante.
50. Poste um vídeo no YouTube: O vídeo é uma maneira cada vez mais importante de se conectar com os usuários, especialmente os mais jovens. Você pode postar seus próprios vídeos (que compartilham conselhos legais ou introduzam sua equipe jurídica) ou pode postar um vídeo que foi criado por outra pessoa – apenas certifique-se de dar-lhes crédito. Combine seu post com uma boa descrição do vídeo para que seu público esteja interessado o suficiente para assistir.
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51. Marque uma página no Facebook: Faça uma boa ação ajudando a promover outro negócio ou organização. Por exemplo, você pode promover uma organização sem fins lucrativos que seu escritório contribui ou um negócio parceiro. Não apenas publique sua página — certifique-se de ter uma boa descrição de quem eles são, o que eles fazem e por que você gosta deles.
52. Compartilhe feriados: Deseje aos seus seguidores boas festas, desde as grandes como a Páscoa e o Natal até as divertidas, como o Dia dos Avós e o Dia da Marmota. Adicione foto ou um vídeo para deixá-lo mais interessante — e tente ser inclusivo de diferentes culturas, países e religiões.
53. Compartilhe e peça previsões: Faça uma previsão sobre um caso jurídico que está nas notícias, algo relacionado a uma de suas áreas de atuação, ou mesmo algo fora do tópico, como o resultado de um grande jogo de futebol local. Esses posts podem ser divertidos e informativos, e ao pedir aos seus usuários para participarem também, eles podem gerar muito interesse e visualizações.
54. Responda perguntas: Deixe que seus seguidores façam qualquer pergunta. Eles podem querer saber como é o dia-a-dia no seu trabalho, qual foi o seu caso favorito, ou onde você estudou. Tenha cuidado em dar conselhos jurídicos específicos sobre esses tópicos, sem deixar muito pessoal. Mas fora isso, divirta-se e não tenha medo de mostrar seu conhecimento e mostrar sua personalidade.
55. Poste uma visão controversa: Alguns dos posts mais populares nas redes sociais são controversos. Ao postar algo um pouco controverso, você vai gerar uma ótima conversa e talvez muitas curtidas e compartilhamentos. Mas cuidado: não poste algo ofensivo ou não profissional e nem uma ideia de que não sabe ao certo dos fatos.
56. Use os trending topics do Facebook para ideias de conteúdo: o Facebook oferece aos usuários uma série de tópicos de tendências de diferentes tipos, incluindo um para política e outro para entretenimento. Escaneie esses tópicos de tendência para qualquer coisa que seja relevante para seus usuários ou área de atuação. Não publique qualquer coisa — faça a curadoria do seu conteúdo cuidadosamente para obter os melhores resultados.
57. Perfil de um funcionário: Deixe seus seguidores saberem que estão lidando com pessoas reais, compartilhando informações sobre um dos membros da sua equipe. Lembre-se de incluir informações profissionais e pessoais no perfil e lembre-se de não limitar seus perfis a advogados — coloque os holofotes em todos, desde seus principais parceiros até seus assistentes legais, assistentes administrativos e estagiários.
Dica: Para novos contratados, a melhor maneira de apresentá-los é com uma foto com a equipe, uma mensagem de boas-vindas, junto com o link para sua seção “sobre mim” no site do escritório.
58. Poste avisos de recall de produtos: Fique atento às notícias para que você possa ser o primeiro a compartilhar informações importantes de segurança com seus seguidores. Esta é uma dica especialmente boa para fazer se você é um advogado que lida com casos de produtos defeituosos e casos de lesões pessoais. Certifique-se de vincular a um bom recurso que compartilhe o que as pessoas que têm o produto devem fazer para obter com segurança uma substituição ou reembolso.
59. Poste uma pergunta “verdade ou falso”: Esta é uma ótima maneira de informar seus usuários e, ao mesmo tempo, engajá-los. Poste um fato (ou um mito) e tenha seus leitores adivinhando se é verdade ou falso. Nos comentários, revele a resposta e dê mais informações sobre o tema. Se é um mito ou equívoco, não deixe de compartilhar a verdade e explicar por que o mito perdura.
60. Use uma pesquisa no Google em tendência para ideias de conteúdo: Visite o Google Trends para descobrir o que as pessoas estão procurando atualmente e dar sua própria opinião sobre o mais recente tópico de interesse. Não escolha qualquer tópico que seja popular; em vez disso, escolha questões em que você pode dar uma opinião jurídica interessante ou questões que tenham qualquer tipo de ângulo jurídico relevante.
61. Escolha um seguidor do mês: Reconheça seus embaixadores do seu escritório e avise-os que eles são notados, escolhendo um amigo ou seguidor para ser o destaque a cada mês. Você pode aumentar a quantidade de conteúdo que compartilha marcando-os, escrevendo um mini-perfil ou até mesmo fazendo com que eles preencham um pequeno questionário.
62. Compartilhe um resultado do caso: Se você acabou de ganhar um grande processo judicial ou se você já se estabeleceu com sucesso fora do tribunal, informe seus seguidores sobre isso (sem compartilhar informações confidenciais, é claro). Compartilhar seus resultados positivos mostra o quão eficaz você é de forma concreta. Certifique-se de vincular a artigos de jornal ou outros meios de comunicação sobre o caso, se possível.
63. Compartilhe uma menção à mídia: Você foi entrevistado pelo jornal local ou por uma emissora de televisão local? Você acabou de ganhar um grande caso? Seu escritório de advocacia estava no noticiário por fazer uma grande doação? Certifique-se de que toda vez que seu nome aparece nas notícias de forma positiva, você se vincula a ele em seus sites de mídia social, juntamente com algumas informações para o contexto.
64. Compartilhe prêmios ou elogios que você recebeu: Celebre com seus seguidores anunciando quaisquer prêmios que você ou sua empresa tenha recebido. Apenas certifique-se de escrever o post com cuidado, pois a ideia é construir confiança, não se gabar. Por exemplo, não deixe de agradecer a empresa que deu o prêmio, bem como outros destinatários ou outras pessoas que também concorreram.
Classificações: Promoção de prêmios e altas classificações nas redes sociais são ótimos para aumentar o seu engajamento e confiança.
65. Escreva sobre cursos jurídicos e atualizações que está fazendo: Todos os advogados precisam continuar aprendendo e se atualizando na área jurídica após a faculdade de direito. Poste sobre os cursos, pós e atualizações que você está fazendo para que seu público esteja ciente de que você ainda está aprendendo e para que eles possam saber que está sempre atualizado sobre o mundo jurídico.
66. Compartilhe as últimas notícias da empresa: Você acabou de contratar alguém novo para o seu escritório? Você acabou de ganhar um grande caso? Você começou a oferecer um novo tipo de serviço jurídico? Deixe seus seguidores saberem compartilhando as informações em todas as plataformas de mídia social do seu escritório de advocacia.
67. Compartilhe fotos de um evento recente do mundo jurídico: Você ou alguém da sua equipe recentemente participou de uma conferência jurídica ou outro evento de advogado? Compartilhe sua experiência online junto com fotos e insights. Não se esqueça de usar a hashtag do evento para máxima exposição e para ganhar novos seguidores do mundo jurídico.
68. Promova um download gratuito: Pode ser um plugin, white paper, ebook, aplicativo ou qualquer outra coisa que seu público possa achar útil e baixar. Por exemplo, um advogado de defesa criminal poderia postar um ebook sobre o que você deve fazer se você foi acusado de calúnia, enquanto um advogado de negócios poderia postar um link para um aplicativo que ajuda os usuários a organizar suas contas mensais.
69. Diga obrigado: Um simples obrigado pode ajudar a construir conexões com seus amigos e seguidores. Escreva um post sincero sobre como você não poderia fazer seu trabalho sem seus clientes e apoiadores – e como eles tornam seu dia e seu trabalho melhores.
70. Ofereça insights especializados sobre um tópico jurídico: Este tipo de post ajuda a estabelecer você como expert na sua área. Escolha um tópico em eventos atuais ou um que esteja nos trending topics das mídias sociais e ofereça seus insights sobre o tema como advogado. Você pode fazer isso como um post escrito ou gravar um vídeo curto. Você também pode aproveitar e escrever um artigo de notícias no seu site.
71. Faça uma contagem regressiva: Contagem regressiva dos dias para um evento especial ou data especial. Isso cria expectativa para postagens ao longo de vários dias. Se você está em contagem regressiva para um evento, compartilhe uma razão diferente para participar a cada dia. Você também pode contar: compartilhe 30 coisas pelas quais você é grato, ou 30 dicas sobre uma de suas áreas de atuação.
72. Faça seus funcionários e equipe participar também: Tenha pessoas diferentes em sua equipe jurídica revezando na postagem nas mídias sociais. Peça a todos para responder a mesma pergunta, ou fazer o mesmo tipo de postagem temática. Aqui estão duas ideias: Ter seus funcionários compartilhando um “Dia no Esritório” ou ter em cada dia um funcionário diferente contando uma história sobre seu dia mais interessante no trabalho.
73. Crie e compartilhe uma compilação de notícias jurídicas: Use um aplicativo de revista social como o Flipboard para criar compilações de notícias que sejam relevantes para sua prática e seus usuários. O Flipboard não só é uma ótima maneira de obter conteúdo de curadoria para seus seguidores, como também ajuda a educá-los para que eles sejam mais experientes e atualizados quando entram em contato com o seu escritório.
74. Promova um hangout do Google+: Convide seus amigos, fãs e seguidores para se juntar a você para uma conversa sobre o google+. A conversa pode tomar muitas formas: cobrir um tópico jurídico específico, fórum para perguntas frequentes, ou simplesmente serve como uma chance para você geralmente conversar com várias pessoas diferentes.
75. Incentive seus seguidores a apoiar uma causa: publique um link para uma arrecadação de fundos online ou uma organização de caridade. Esta não é apenas uma oportunidade de arrecadar dinheiro para quem precisa, mas também uma oportunidade de destacar a própria doação do seu escritório de advocacia. Você pode até desafiar seus seguidores a arrecadar uma certa quantia de dinheiro como um grupo, ou para doar horas de voluntariado ou outros recursos.
76. Poste uma citação de especialista: Faça uma pergunta a um especialista do setor e publique sua resposta nas mídias sociais. Você pode até colocar a citação em uma imagem para fazer um meme. Isso é ótimo para obter retweets e compartilhamentos, especialmente se o seu especialista tem um bom número de seguidores nas mídias sociais, também.
77. Faça um sorteio: Brindes são ferramentas maravilhosas para o marketing de mídia social. Um concurso pode ser tão simples quanto pedir aos seus fãs ou seguidores para comentarem para entrar, e o prêmio pode ser simples. Considere ingressos para um evento local, um vale-presente para um restaurante, uma cesta de presentes de itens locais, um item cobiçado, como um iPad.
78. Ofereça uma espiada: Deixe os seus seguidores mais curiosos, dando uma amostra de um próximo post, concurso ou lançamento de produtos/serviços. Esta é uma ótima estratégia de marketing de mídia social de escritório de advocacia, pois esses posts são rápidos e interessantes, ao mesmo tempo em que mantêm o público engajado e consciente. Poste uma foto ou citação com sua espiada e tire todo mundo se perguntando sobre o que virá a seguir.
79. Comece uma conversa com um líder do setor: Marque ou mencione uma autoridade notável em um post e envolva-os na conversa falando sobre seu trabalho ou fazendo-lhes uma pergunta. Há dois resultados possíveis: ele ou ela pode responder, aumentando sua própria autoridade e expondo seu público ao seu, ou ele ou ela pode ignorá-lo, o que não te prejudicará.
80. Poste uma colagem de fotos: Há um grande número de aplicativos que podem fazer uma colagem de imagens em poucos minutos. Aproveite essas ferramentas criando colagens para postar em sites como Facebook, Twitter e Instagram. Dê seus temas de colagens: talvez você faça uma colagem de fotos de escritório ou fotos de um evento recente.
81. Conteúdo do teaser: Aumente seus cliques postando uma introdução em um post no blog que não revele a piada. Por exemplo, se você é um advogado de falência que escreveu um post sobre falência de empresas no Brasil, seu post de mídia social teaser pode dizer: “Você sabe a causa número um de falência no Brasil?”. Não esqueça de colocar um link no post que leve as pessoas para o seu artigo completo sobre o tema.
82. Atualize seus leitores sobre mudanças na lei: Recentemente houve alguma mudança na lei em sua cidade ou estado? Escreva um post que explique em linguagem simples como a lei mudou e como ela afetará seus leitores. Esses posts, mesmo que estejam apenas superficialmente relacionados às suas áreas de atuação, ajudam a estabelecer você como uma autoridade experiente e especialista local.
83. Link para um comentário no blog: Você teve um comentário particularmente útil ou controverso em seu blog? Poste um link para o comentário e peça para seus leitores opinem. Isso não só iniciará uma conversa nas mídias sociais, como também aumentará o tráfego para o seu site e postagem no blog. Esta é uma ótima maneira de lidar com um comentário controverso que você não quer simplesmente excluir ou ignorar.
84. Responda a uma faq: Tem uma pergunta que você recebe muito? Responda nas contas de mídia social do seu escritório de advocacia. Isso não só será interessante e útil para seus seguidores, como também poupará tempo no escritório – se você responder a uma pergunta frequentemente feita online, seus clientes não perguntarão novamente. Dê um passo extra e compile todas as suas perguntas frequentes para criar um novo post no blog para o seu site. Ou deixe em destaque no Instagram.
85. Poste links para boletins informativos antigos: Recicle seus boletins informativos e ganhe novos assinantes ao mesmo tempo postando seus artigos mais antigos. Esta é uma maneira muito boa de obter mais uso do conteúdo que você já criou, bem como uma ótima maneira de lembrar ao seu público que você tem um boletim informativo regular.
86. Peça aos seus seguidores ideias de conteúdo: Se você ficou sem ideias para o que postar, descubra quais problemas ou problemas seus fãs precisam de ajuda. Esses posts podem ser ótimas maneiras de se conectar com seus clientes passados, atuais e futuros e dar-lhe uma ótima ideia do tipo de conteúdo que seus leitores realmente querem. Apenas não deixe de acompanhar criando alguns dos conteúdos que eles pedem, sejam posts, imagens ou vídeos.
87. Publique um link para um grupo útil do Facebook ou LinkedIn: Se você sabe de um recurso útil no Facebook ou LinkedIn, compartilhe um link com seus seguidores. Essa é uma ótima ideia para advogados, já que tanto o Facebook quanto o LinkedIn têm grupos dos que seus clientes podem se beneficiar. Por exemplo, um advogado empresarial pode se vincular a grupos locais de empreendedores.
88. Conte uma história: Há uma razão pela qual a história simples perdurou ao longo da história e mesmo antes da palavra escrita: as pessoas adoram ouvir uma boa história. Faça um post no qual você simplesmente conte uma história de sua vida ou do seu dia, pois ela se relaciona com você ou como ela se relaciona com sua profissão como advogado. Por exemplo, você pode postar sobre como uma troca com um cliente lhe ensinou uma lição sobre como ser um advogado melhor, ou como você ganhou um caso apesar de seus desafios.
Sucessos do Cliente: Compartilhar o sucesso do seu cliente mostra que você não só cuida de seus clientes, mas que seus clientes estão tão felizes com seu serviço que querem compartilhá-lo com o mundo. Então ajude-os a compartilhá-lo!!
89. Descubra o que seus concorrentes estão compartilhando e faça melhor: Ferramentas como o Social Crawlytics permitem determinar o conteúdo mais compartilhado de suas competições e os maiores influenciadores. Confira onde eles estão obtendo suas informações, bem como quais são seus melhores posts. Você pode pegar dicas de como eles estão executando suas campanhas de mídia social ou você pode utilizá-los de exemplo para fazer melhor. Apenas certifique-se de não copiar suas ideias exatamente – que não beneficiará você ou seus leitores.
90. Use as análises do seu site para encontrar ideias de conteúdo: Dê uma olhada rápida em suas análises para descobrir quais tópicos geram mais interesse do seu público. Embora os tópicos no topo da lista certamente não sejam os únicos que seus usuários acham úteis, é uma ótima maneira de começar. Por exemplo, se você é um advogado de divórcio e um de seus posts mais populares é “Dez coisas para fazer antes de pedir o divórcio”, considere quebrar essas dez coisas em uma série de 10 posts nas redes sociais.
91. Compartilhe seu perfil do JusBrasil: Se você tiver ótimas avaliações e um perfil completo, compartilhe seu perfil do JusBrasil, Google e redes sociais. Isto fará com que seus poteciais clientes vejam as ótimas avaliações e os faça contratá-lo também. Ou pode inspirar alguns clientes atuais a deixar uma avaliação positiva também. Apenas certifique-se de compartilhar apenas se você tiver uma classificação sólida e somente se todas as suas informações forem precisas e atualizadas.
92. Compartilhe uma opinião sobre um caso jurídico recente na mídia: Seus seguidores querem saber que você é autêntico, expert no assunto e tem opinião própria; não tenha medo de tomar partido em um assunto e apoiá-lo com base no seu conhecimento jurídico e nos fatos. Se houve uma decisão recente nos tribunais que é interessante, ou mesmo uma decisão da Suprema Corte, aproveite para avaliar e explicar sua opinião.
93. Publique um link para uma biografia de funcionários: Se você tiver bios em seu site, poste um link para ajudar seus seguidores e amigos a conhecer os indivíduos por trás de sua empresa, bem como suas histórias. Se você não tem bios de funcionários em seu site, você deve considerar adicioná-los!
94. Responda a uma pergunta do Quora: Quora é um site especializado em responder perguntas de usuários. Encontre uma pergunta relevante relacionada ao mundo jurídico no Quora e poste sua resposta nas redes sociais. Esta é uma ótima estratégia, porque se alguém em Quora fez uma pergunta, as chances são de que outras pessoas estejam interessadas na resposta também.
95. Responda a uma tag ou menção: As mídias sociais para advogados não são apenas sobre sua empresa e o que você está fazendo, é sobre interagir com os outros e se comunicar com a comunidade. Não deixe de verificar quem tem falado sobre você e responder ao que eles têm postado. Muitas vezes, é uma pergunta ou comentário que pode desencadear uma conversa. Não responder a essas menções faz você parecer distante, frio e desatento.
96. Poste um trecho de um post no blog: Em vez de apenas postar um link e um resumo do post, corte e cole um trecho particularmente intrigante para despertar o interesse de seus leitores. Escolha uma linha ou parágrafo que faça uma grande declaração, faça uma pergunta, ou até mesmo levante um pouco de controvérsia. Em seguida, link para o blog no corpo de sua postagem de mídia social. Isso não só torna um conteúdo interessante, como também traz uma boa taxa de leitores para o seu site.
97. Compartilhe um gráfico: Compartilhe um gráfico ou gráfico interessante que seja relevante para o seu público – os leitores adoram visuais e adoram aprender. Por exemplo, um advogado de acidentes de trânsito pode compartilhar um gráfico que detalha as causas mais comuns de colisões de trânsito, enquanto um advogado de defesa criminal pode colocar um gráfico das causas mais comuns de pena privativa de liberdade.
98. Poste uma captura de tela de uma conversa nas redes sociais: Se você ver outra interação interessante acontecendo no Twitter ou Facebook, peça permissão para tirar um print da tela e postá-la em seu próprio perfil. Em seguida, adicione suas próprias opiniões à conversa e peça aos seus leitores para comentarem.
99. Promover um evento relacionado ao setor: Este pode ser um evento ao vivo ou online. Você pode promover o evento compartilhando a página do evento, tirando fotos do evento e postando-as, ou compartilhando como você estará envolvido no evento. Por exemplo, você pode postar sobre a comemoração de aniversário da sua empresa antes do evento, durante o evento e após o evento. Poste utilizando páginas de eventos, fotos, vídeo e muito mais.
100. Compartilhar promoções: Você oferece consultas gratuitas, e-books gratuitos ou outras promoções para se conectar com clientes em potencial? Não se esqueça de mencionar isso de vez em quando em suas plataformas de mídia social. Não tente fazer isso como se estivesse anunciando, em vez disso, encontre maneiras simples, divertidas e casuais de lembrar seus leitores que você tem ofertas para eles aproveitarem.
101. Promova seus serviços jurídicos: Há uma razão para este ser o último da lista. Embora haja um tempo e um lugar para autopromoção nas mídias sociais, o espaço deve, antes de tudo, ser usado para construir relacionamentos, estabelecer confiança e construir sua reputação como especialista do setor. Quando as pessoas precisam de serviços jurídicos, quem você acha que elas virão primeiro? É a pessoa que eles sentem que conhecem e quem eles acreditam que mais sabe sobre o assunto. Ah, e cuidado para não infringir o Código de Ética da OAB.
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