Uma presença forte nas redes sociais pode trazer uma série de benefícios para escritórios de advocacia. Primeiramente, a construção de confiança é maior com o rápido número de usuários que usam as mídias sociais para encontrar ou avaliar escritórios de advocacia quando precisam de ajuda legal. Além disso, as redes sociais para advogados oferecem novas oportunidades para cultivar sua marca, conectar-se com sua comunidade e gerar tráfego orgânico ao seu site.
Na nossa opinião, é essencial que os advogados tenham presença ativa e eficaz nas mídias sociais em 2020. O custo é baixo, e as recompensas podem ser bastante significativas (leia-se: rentável). Por isso, listamos abaixo as vantagens das redes sociais para advogados.
A vantagem de marketing nas redes sociais para advogados
- As postagens conduzem o tráfego para o seu site
- Monitoramento 24 horas por dia da presença social da sua empresa
- Anúncios do Instagram e Facebook adaptados ao seu público específico
- Conectando você e sua comunidade diretamente através das mídias sociais
- 100% de controle da conversa sobre sua marca
A realidade é que a maioria das pessoas não confia em advogados. Querendo ou não, os advogados criaram um estigma cultural negativo que tem sido difícil de mudar. Alguns até consideram que a sua reputação é pior do que os profissionais de marketing.
Definitivamente, os advogados passam a imagem de insistentes, arrogantes e imensamente fora do alcance do consumidor. Isto pode ser considerado uma ótima oportunidade para os advogados se utilizarem de meios eficazes de construir confiança com seus clientes e destruir o preconceito.
O que as mídias sociais podem fazer pelo seu escritório de advocacia
Com cada vez mais consumidores procurando por serviços locais on-line, uma presença ativa e engajada nas mídias sociais não só ajuda a “humanizar” os advogados às suas perspectivas, mas também os faz parecer realmente eficazes e de qualidade.
No mundo digitalizado de hoje, os consumidores esperam que as empresas tenham perfis de mídia social em essencialmente todos os canais disponíveis. No entanto, não são muitas as empresas locais baseadas em serviços realmente fazem isto bem.
Por isso, escritórios de advocacia que têm os perfis de mídia social mais ativos – ou mais humanizados – se destacarão notavelmente para clientes que pesquisam um pouco mais online (a maioria deles, por sinal). E como as mídias sociais são o local onde se compartilha informações pessoais e sinceras, você tem a oportunidade de estabelecer uma enorme confiança com clientes em potencial através dela.
Mas não é apenas uma questão de construir confiança apenas por aparecer e permanecer ativo – há uma série de oportunidades positivas que vêm junto com uma presença vibrante nas mídias sociais, incluindo:
- Beneficiando seu SEO: Aumentando o tráfego para o seu site através do compartilhamento de conteúdo
- Encontrar clientes: Por estar mais presente nos resultados de pesquisa
- Obtendo avaliações positivas: Dando aos clientes anteriores uma maneira fácil de rever seus serviços no google, por exemplo
- Engajar-se com sua comunidade: Conectando-se com organizações locais e instituições de caridade
- Estabelecendo-se como uma autoridade em seu campo: Compartilhando conteúdo de liderança de pensamento
- Construir e manter relacionamentos: Faça seu público lembrar de você quando eles ou alguém que eles conhecem precisa de um advogado
- Cultivando sua marca: Mostrando o lado “humano”, sincero do seu negócio
Essas são algumas das razões pelas quais achamos que advogados e mídias sociais foram feitos um para o outro. É um dos melhores e mais econômicos métodos para construir confiança e gerar mais potenciais clientes para o seu escritório.
O seu escritório está presente nas redes sociais?
Entendemos os bloqueios que os advogados enfrentam ao se aproximar das mídias sociais. Pode ser avassalador, e propenso a procrastinação e/ou estagnação.
As plataformas podem ser difíceis de se acostumar, e pode ser difícil – especialmente quando se atua como um negócio – saber o que postar, especialmente numa frequência constante. Ainda mais quando você não tem tempo.
Isso porque, criar conteúdos interessantes e novos todo o dia (ou até mesmo semanal) pode se tornar cansativo rapidamente, sem mencionar a distração do seu trabalho real.
É por isso que tantos advogados se cansam das mídias sociais e deixam seus perfis desacompanhados. Mas isso é a pior coisa que você poderia fazer. Pense nisso como um outdoor rasgado e deteriorado que não cumpre o seu objetivo.
Facilite o contato por potenciais clientes
Outra ótima vantagem das redes sociais é que permitem o link direto para o seu site, telefone ou e-mail. O instagram, por exemplo, permite uma url na bio. É essencial que este link envie o cliente para o seu site profissional, onde ele terá mais informações sobre o seu trabalho e atuação, num ambiente mais formal e condizente com a advocacia.
Isto porque as redes sociais tem um ambiente mais descontraído e pessoal. Ao procurar serviços jurídicos, seu cliente certamente pode ser atraído pelo conteúdo das redes sociais, mas procurará no site do advogado a segurança e confiança de conhecimento e experiência do advogado antes de fechar negócio.
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