Não sabe onde começar para criar um blog de Direito de sucesso? Detalhamos neste post o passo-a-passo de como criar e ter o seu blog jurídico, para atrair mais clientes e fechar mais contratos!
Utilize a sua habilidade em escrever bem a seu favor e comece hoje mesmo o seu blog jurídico de sucesso, com as nossas 10 dicas imperdíveis.
Conteúdo
- Começando;
- Escolha um nicho;
- Crie um site com ótimo design no WordPress;
- Altere configurações essenciais no WordPress;
- Escolha os tópicos certos para seus posts;
- Crie posts com links curtos;
- Utilize técnicas de SEO;
- Escreva conteúdos relevantes e de qualidade;
- Compartilhe o máximo possível;
- Estimule comentários e responda-os.
1. Começando
Comece pela contratação do nome de domínio e a hospedagem para o seu blog. Ambos são essenciais para que você comece o seu site/blog de Direito. O domínio é o seu endereço na internet, ou o URL. Enquanto que a hospedagem é onde os dados do seu site ficarão hospedados.
Domínio para Advogado: como escolher o nome de domínio do seu escritório de advocacia
O domínio com o final .com.br é recomendado que seja adquirido diretamente pelo órgão responsável pelos registros no Brasil Registro.br por R$ 40 por ano (em 2020), assim, você terá controle total sobre o domínio. Caso opte por adquiri-lo por outra empresa, saiba que ela será a intermediária entre você e o Registro.br.
Algumas empresas de hospedagem inclusive oferecem o primeiro ano de domínio grátis, o que dá a impressão de ser super vantajoso e muito mais barato. No entanto, é importante saber que após, será cobrado um valor superior a R$ 40 por ano pelo registro, geralmente em torno de R$ 60.
Por outro lado, contratar a hospedagem e o domínio pelo mesmo provedor pode ser mais cômodo para muitas pessoas. Neste caso, um dos serviços de hospedagem com melhor custo-benefício, na minha opinião, é o Hostgator. Isto porque, é um dos serviços de hospedagem mais utilizados mundialmente, tem um servidor robusto, alta velocidade e é super confiável.
O seu blog de Direito pode estar atrelado à sua página institucional do escritório de advocacia, ou ser um site apenas de notícias e artigos jurídicos escritos por você.
Caso você tenha o próprio escritório de advocacia ou é um advogado autônomo, o blog atrelado ao seu site institucional ajudará no melhor posicionamento da sua página no ranqueamento dos mecanismos de busca, como o Google. O conteúdo jurídico é um dos fatores mais importantes para que os sites tenham maior relevância na internet, e ajudará muito você na captação de clientes orgânicos pelo seu site.
2. Crie um site com ótimo design no WordPress
Com tantos blogs na internet e tantos designs, obviamente um ótimo design fará o seu site destacar-se dos demais e ser facilmente reconhecido pelos seus visitantes. O desing do site pode ter um impacto gigante na primeira impressão que têm do seu trabalho.
Além disto, o design envolve a experiência do usuário no seu site, que é decisivo para fazê-lo continuar lendo o seu blog ou ir para o concorrente. A experiência do usuário abrange desde a posição dos botões de chamada para ação, até as cores e o mapa do site.
O design do seu site pode ajudar a alavancar os conteúdos do seu blog ou levá-los ao esquecimento, mesmo que sejam de qualidade. Para os visitantes apreciarem o conteúdo, o design deve enfatizar os textos e não distrair os visitantes para sairem do seu blog.
Por quê o WordPress?
O WordPress é a plataforma mais utilizada mundialmente para criação de sites e blogs. É uma plataforma “open source”, ou seja, além de ser gratuita, permite a colaboração de vários desenvolvedores ao redor do mundo. Isto permite você utilizar milhares de ferramentas e plugins com ótimas funcionalidades.
Atenção que estamos falando aqui do WordPress.org e não do WordPress.com. Esta última é uma plataforma paga e não tem os mesmos recursos que a plataforma gratuita.
O WordPress pode ser instalado através do seu provedor de hospedagem.
Aqui no AS nós criamos o seu site com o WordPress, visando a melhor experiência do usuário. Além disto, fornecemos a hospedagem e fazemos toda a instalação para você, assim não precisa se preocupar com a parte técnica do site/blog!
3. Escolha um nicho
Qualquer que seja a sua especialidade, deixe bem claro o seu nicho. Ele pode ser uma localidade ou região específica, faixa etária ou área de atuação.
O nicho permite que o seu potencial cliente se identifique com o conteúdo do blog. E é onde realmente está a sua oportunidade de convertê-lo a efetivo cliente do escritório.
É verdade que um blog sem nicho específico pode ter maior tráfego do que o blog de nicho, já que terá artigos com tópicos mais abrangentes. No entanto, a conversão do blog de nicho é muito maior. Isto porque você tende a ser visto como o especialista naquela área específica.
Por exemplo, se você é um advogado que escolhe o nicho do Direito do Trabalho e escreve artigos apenas sobre este tópico para a sua audiência. Inevitavelmente qualquer visitante do blog o verá como um advogado especialista em direito trabalhista. Além disto, esta audiência que virá para o seu site será qualificada, o que significa que eles já estão procurando por determinado assunto abordado no seu blog. Assim, as chances de contratá-lo serão maiores.
4. Altere configurações essenciais no WordPress
Crie a identidade para seu site
No WordPress, vá no canto esquerdo do painel:
Configurações > Geral
Insira do título e descrição do site, que serão exibidos na aba do navegador e clique em “salvar alterações”.
Na mesma página, abaixo, ainda há a opção de você alterar o idioma e fuso horário de preferência.
Links permanentes
Hoje em dia os motores de busca conseguem saber qual é o tipo de URL capaz de provocar mais engajamento.
Imagine um post sobre “o Novo CPC” com a seguinte URL: http://dominio.com.br/post/2020/03/01/novo-cpc/
Ou ainda: http://dominio.com.br/923&/3fjwk?ID=novo-cpc/
Um endereço de URL fácil de ser lido, neste caso, faz toda a diferença. Por exemplo: http://dominio.com.br/novo-cpc
A alteração dos links permanentes permitem você configurar as URLs dos posts para links mais amigáveis aos mecanismos de busca. Por isto, esta é uma dica essencial para o sucesso do seu blog de Direito no longo prazo:
– Vá no painel do lado esquerdo no WordPress: Configurações > Links Permanentes
– Por definição, os links permanentes serão publicados com a data, seguido do nome do post (https://dominio.com.br/2020/11/post-exemplo/).
– Altere o link permanente para apenas o nome do post (https://dominio.com.br/post-exemplo/). Salve as alterações.
5. Escolha os tópicos certos para seus posts
Agora que o seu site está pronto, está na hora de escrever no seu blog! Mas sobre o que escrever?
Muitos blogueiros cometem um erro grave ao escolher os assunto do post. Escolhem o que eles gostam, mas não o que o público busca. Para que o seu blog tenha sucesso e alcance posições altas no ranqueamento do Google, é essencial que você busque responder às perguntas do seu público nos seus posts.
Conheça o seu público alvo
Os “melhores tópicos de blog possíveis” são os melhores para o seu público. Tudo se resume ao seu público. Na verdade, não há nada mais importante, essencial e crítico para o sucesso do blog do que conhecer seu público.
Uma das melhores maneiras de conhecer seu público é defini-lo. Se você está apenas começando como uma empresa, você pode decidir quem é e como alcançá-los.
Foque em tópicos de relevância
A relevância tem tudo a ver com seu público alvo. Em que eles estão interessados? Que problemas eles estão enfrentando? Que desafios únicos eles estão tentando superar?
Além de tópicos de relevância, escreva também sobre os assuntos do momento. O Google adora tópicos recentes, e que estão em alta na mídia.
6. Crie posts com links curtos
Seus URLs devem ser curtos e amigáveis. Isso porque as URLs longas confundem o Google e outros mecanismos de pesquisa.
Com URL curto, o Google pode facilmente descobrir o tópico da página e o assunto do blog. É justamente por isto que há uma forte correlação entre URLs curtos e classificações mais altas do Google.
7. Utilize técnicas de SEO
O SEO envolve técnicas para que o blog tenha um melhor ranqueamento nos mecanismos de de buscas, como o Google.
Dentre as técnicas, estão:
- Utilize títulos claros e subtítulos: títulos e subtítulos ajudam o leitor a navegar pelo seu conteúdo. Use subtítulos para dividir seu artigo em blocos de fácil compreensão;
- Tenha ao menos uma palavra-chave em foco: as palavras-chaves são essenciais para que o seu post seja localizado pelas pessoas que procuram pelo seu tópico;
- Inclua links internos: aumentam o tempo do leitor em seu blog, melhoram a fluidez e o rankeamento;
- Inclua links externos: demonstram para o leitor que você tem se embasado em sites confiáveis produzir seu conteúdo e auxilia no entendimento do assunto por parte dos buscadores;
- Altere configurações essenciais no WordPress: mencionado acima;
- Crie posts com links curtos: mencionado acima.
8. Escreva conteúdos relevantes e de qualidade
O conteúdo pode ser uma ferramenta online incrivelmente eficaz e influente, que leva sua atividade de marketing e a impulsiona em direção à prosperidade. Mas para chamar a atenção do público, reter sua atenção e acabar com interações significativas, ele precisa ser relevante.
Mas, mais do que qualquer outra coisa, o conteúdo precisa ter um propósito com o qual seu público possa se identificar. Nesse caso, tem uma chance melhor de ser lido em uma multidão de conteúdo semelhante, será muito mais autêntico e confiável do que as alternativas, posicionará você como uma figura autoritária, mostrará que sua marca tem algo importante a dizer e oferece aos clientes uma razão para fazer negócios com você.
9. Compartilhe o máximo possível
Para que o máximo de pessoas vejam o seu post e tenha mais relevância, é importante que seja compartilhado nas redes sociais. Assim, provavelmente vai conseguir um bom backlink, que vai direcionar muito mais tráfego para o seu site.
10. Estimule comentários e responda-os
Estimule comentários de seus leitores. É importante abrir um espaço para troca de ideias e estimulá-los. Manter o público engajado com o conteúdo do seu blog é fundamental para que sua estratégia gere mais negócios para o seu escritório.
Mais do que estimular os comentários, responda-os. Lembre-se de que estratégias de interação na web só funcionam quando os dois lados participam.
Você não pode esperar que as pessoas tenham um comportamento passivo diante dos seus posts, é necessário estimular as conversas.
Conclusão
Há inúmeros blogueiros jurídicos de sucesso que seguem com sucesso essas mesmas estratégias.
Não há dúvidas que com essas 10 dicas para criar um blog de Direito de sucesso que funcionam, e vão funcionar para você. Mas, para isso, você tem que ser consistentemente escrevendo e estar disposto a aprender e ajustar a sua abordagem ao longo do caminho. Faça do blog uma parte da sua estratégia de marketing de conteúdo, e não espere resultados da noite para o dia.
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