Google Ads para Advogados [atualizado em 2024]

google ads para advogados

Sendo advogado autônomo ou trabalhando em escritório de advocacia, encontrar e captar clientes pode ser bem difícil. Existem regras e diretrizes rígidas da própria OAB que afetam como e onde um advogado pode anunciar seus serviços. Além disso, há muita concorrência no mercado disputando os mesmos clientes que você. Então, por onde começar quando se trata de Google Ads para Advogado? A resposta para essa pergunta pode depender da sua área de atuação, mas neste post vamos te mostrar o básico do Google Ads para advogados e escritório de advocacia, para que você possa avaliar se esta é ou não uma boa estratégia para você e o seu negócio.

Conteúdo

Google Ads para Advogados

Anunciar no Google Ads é a melhor estratégia para o advogado que quer captar clientes imediatamente. Isto porque, após configurar os seus anúncios, eles serão exibidos no mesmo dia no Google, e o advogado já pode receber contatos a partir daí.

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade disponível pelo Google, em que você paga por clique ("Pay Per Click" - PPC). Embora o Google tenha uma grande variedade de receitas, o Google Ads é que gera a grande maioria de sua receita e permitiu que ele se tornasse a empresa de tecnologia dominante que é hoje.

Com a publicidade do PPC, não há cobranças mensais recorrentes, e você não paga por impressões (ou seja, quando seu anúncio aparece nos resultados da pesquisa). Você só paga quando alguém vê seu anúncio e realmente clica nele para visitar seu site.

Os anúncios do Google oferecem perspectivas altamente qualificadas

O anúncio no Google é um ótimo método de publicidade para mecanismos de busca, porque você pode garantir que irá pagar por um potencial cliente, que foi direcionado pelo próprio Google.

Quando alguém pesquisa uma palavra-chave relevante para o seu negócio, vê o anúncio nos resultados da pesquisa e clica em seu anúncio para visitar seu site, pode confiar que será uma pessoa qualificada, com interesse real no seu produto ou serviço. Afinal, a pessoa já estava procurando por isto no Google.

E neste processo, todo mundo ganha. O google ganha porque eles recebem uma taxa por esse clique. O cliente ganha porque acabou de descobrir um bom produto potencial ou serviço para comprar. E você, o anunciante, ganha porque acabou de comprar um cliente em potencial.

Esse aspecto ganha-ganha da publicidade PPC é uma das razões pelas quais a publicidade online pode ser muito mais eficaz do que a publicidade offline.

Anunciar no Google X Anunciar nas Redes sociais: qual o melhor?

Como dito no tópico acima, os clientes que buscam serviço de advocacia no Google geralmente já estão prontos para contratar um advogado. Neste sentido, o anúncio no Google Ads tem mais resultado no curto prazo, pois assim que o advogado configura os anúncios, já aparecerão para potenciais clientes, que já estão procurando por advogado.

Além disto, o Google também tem mais ferramentas de personalização dos anúncios do que nas redes sociais. Por exemplo, a possibilidade de configurar as palavras-chave (os anúncios aparecerão somente para pessoas que digitarem as palavras-chaves escolhidas), não tem nos anúncios nas redes sociais.

No Facebook e Instagram, as ferramentas de anúncio possibilitam filtrar o público que irá ver os anúncios, mas não especificar as palavras-chaves. Justamente por isto, os anúncios nas redes sociais aparecerão para um público muito mais amplo, e que em grande parte pode estar interessado em conteúdo jurídico, mas não necessariamente querendo contratar um advogado naquele momento.

Portanto, a estratégia de anúncio nas redes sociais seriam mais para médio e longo prazo. É recomendado para os advogados que desejam aumentar sua relevância, ser mais conhecido, ter um público maior em suas redes sociais. Mas, para isto, precisa entregar bastante conteúdo e estar com as redes sociais em dia! Com isto, e com o tempo, o advogado será visto como autoridade na área, e conforme sua relevância aumenta, o valor da procura e valores cobrados também aumentarão!

Portanto, para a grande maioria dos advogados que desejam captar clientes pela internet, a melhor estratégia ainda é o anúncio no Google, por ser mais acertivo, e lidar com potenciais clientes que já estão buscando pelos seus serviços, e prontos para contratá-lo.

O Google Ads funciona para advogados e escritórios de advocacia?

A publicidade no Google pode ter um efeito drástico na quantidade de negócios que sua empresa pode receber. No entanto, usar a plataforma Ads pode ser complicado para iniciantes, e também sair muito caro.

Mesmo que você pague apenas por clique, ele pode custar mais de R$ 100 em certos casos (R$100 por apenas UM clique!). Então é essencial saber o básico antes de começar. Também é aconselhável contratar um profissional para gerenciar suas campanhas de anúncios, a fim de evitar o desperdiço dinheiro. Ou, ao menos, tirar alguns dias para aprender o básico sobre como utilizar as palavras-chaves, elaborar as campanhas, quanto investir, e se realmente vale a pena para o seu negócio.

Do contrário, certamente o advogado perderá muito dinheiro, sem captar nenhum cliente.

Certamente os anúncios podem custar muito dinheiro, mas o aumento no número de anúncios de advogados nos últimos tempos, indica que eles realmente funcionam. O Google não apenas define arbitrariamente os preços para um clique. Eles são determinados pela oferta e demanda. Certamente, há uma oferta constante de potenciais clientes procurando, e a demanda dos advogados para comprar esses cliques também vêm aumentando.

Com a autorização da OAB para os advogados anunciarem no Google, os serviços relacionados ao setor jurídico têm ficado mais concorridos e o custo por clique mais caros.

Portanto, o advogado tem que ser extremamente exigente sobre a maneira como criar uma campanha no Google Ads para evitar gastos excessivos. Se fizer tudo certo, poderá aumentar os seus lucros e a cartela de clientes. Se feito errado, certamente perderá muito dinheiro.

Devo investir em anúncios para meu escritório de advocacia?

Neste ponto, você deve estar se perguntando se os anúncios no Google Ads realmente valem a pena para o seu escritório de advocacia. A resposta é...talvez.

Os anúncios podem impulsionar um enorme crescimento para algumas empresas, mas tudo se resume ao tipo de empresa que você tem e quem são seus clientes. Algumas áreas do direito ainda são fortemente impulsionadas por indicações, o que significa que os anúncios do Google Ads para estes advogados, não será tão eficaz.

Por exemplo, as seguintes áreas do direito muitas vezes são fortemente focadas em relacionamentos e novos negócios tendem a vir mais do boca-a-boca do que da publicidade:

  • Direito Societário (CVM, fusões, aquisições, etc.)
  • Direito internacional
  • Planejamento patrimonial de alto patrimônio líquido
  • Contencioso empresarial

No entanto, há outras áreas do Direito que são muito promissoras para anúncios no Google. Por exemplo, as pessoas tendem a não querer discutir suas situações pessoais com amigos quando enfrentam certos tipos de questões legais:

  • Acusações criminais
  • Questões trabalhistas
  • Falência
  • Lesão corporal
  • Direito do consumidor

Em vez de pedir referências, essas pessoas muitas vezes recorrem ao Google para procurar informações ou encontrar um advogado para ajudá-lo. Quando seu anúncio aparecer no topo dos resultados da pesquisa, há uma boa chance de você ser o advogado que eles contratam.

Anúncios no Google não serão a solução para todos os advogados, mas a chave é encontrar essas certas áreas do Direito em que onde as referências de clientes não funcionam tanto. Esta é uma grande oportunidade de usar anúncios para preencher a lacuna.

Além disto, há ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google Ads, como o Planejador de Palavras-Chaves, que permite o advogado a descobrir novas palavras-chaves e ver volume de pesquisas e previsões. Há também sites como o Ubersuggest, em que você pode verificar quantas buscas mensais há por certas palavras-chaves e também mostra ideias de palavras-chaves relacionadas.

Fazer tais pesquisas, é essencial para o sucesso ou fracasso de uma campanha no Google Ads. Isto porque, há certas palavras que o advogado pode achar que há muitas buscas, mas não. E vice-versa. Por exemplo, as pessoas buscam muito mais por "advogado trabalhista são paulo" (1.300 buscas mensais), do que "advogado trabalhista em sp" (140 buscas mensais):

Consulta em: Ubersuggest

Para ajudá-lo, iremos mostrar a seguir o passo-a-passo para anunciar no Google Ads e algumas dicas para o seu sucesso!

Como criar meu primeiro anúncio no Google Ads? [passo-a-passo]

Se você acha que os anúncios no Google Ads podem ser uma boa estratégia de crescimento para o seu escritório de advocacia, o ideal é que reserve um tempo para aprender e se familiarizar com a plataforma, mesmo que planeje contratar um profissional para gerenciá-lo para você.

Como qualquer outro tipo de marketing, quanto melhor a compreensão você tiver, mais eficaz será a ferramenta. Além do que, você saber o que cobrar do profissional que contratar, e se ele realmente está fazendo um bom trabalho. Muitos advogados dependem completamente de "profissionais" externos e acabam sendo aproveitados, simplesmente porque não sabem nada sobre a estratégia de marketing que estão usando.

Não entender a estratégia de marketing que você está usando provavelmente levará a erros e muito dinheiro desperdiçado. Então, aqui estão alguns dos principais pontos que você deve entender sobre como os anúncios funcionam antes de começar a criar uma campanha ou procurar alguém para contratar.

  1. Para criar uma conta no Google Ads, acesse o site de registro de anúncios do Google Ads, clique em "Começar Agora". Ou faça o seu login, se já tiver registro.
  2. Siga as etapas de registro do Google, fornecendo as informações sobre o seu escritório (nome, endereço, etc.), finalizando o registro.
  3. No menu à esquerda, clique em Campanhas.
  4. Clique no botão de adição  e escolha Nova campanha.
  5. Na etapa seguinte, escolha a meta de publicidade. Ao todo são 7 ações:  
    • Vendas:  gerar vendas online, no aplicativo, por telefone ou na loja; 
    • Leads: incentivar pessoas que demonstram um interesse inicial no seu produto ou serviço a se tornarem clientes em potencial; 
    • Tráfego do site: fazer com que as pessoas certas (com mais chances de se tornarem clientes) acessem o seu site;
    • Consideração de produto e marca: incentivar pessoas a conhecer seus produtos ou serviços; 
    • Alcance e reconhecimento de marca: alcançar um público-alvo amplo e promover o reconhecimento; 
    • Promoção de app: gerar mais instalações, interações e pré-registros para seu aplicativo;
    • Visita a lojas locais e promoções: impulsionar visitas a estabelecimentos comerciais locais; 
    • Criar uma campanha sem meta: usar qualquer tipo de campanha disponível, sem recomendações de meta.
  6. Selecione como os seus clientes visualizarão seus anúncios. Ao todo são 6 formas diferentes de campanhas:
    • Pesquisa: anúncios de texto nos resultados de pesquisa. É principal tipo de campanha e também o mais simples de usar
    • Display: anúncios gráficos em sites
    • Vídeo: anúncios em vídeo no YouTube
    • Shopping: informações de produtos no Google para loja virtual ou e-commerce
    • Discovery: anúncios em feeds on-line, através dos mecanismos do Google de compreensão de intenção de busca dos usuários
    • App: promoção do seu app em vários canais
    • Local: promoção dos seus locais em vários canais
    • Inteligente: anúncio automatizado, com simplificação das suas campanhas
  7. Selecione como deseja alcançar a sua meta, basta escolher uma das 4 opções: visitas ao site, ligações telefônicas, visitas à loja, downloads do aplicativo.
  8. Configure a sua campanha: nome, público-alvo, orçamento, lance, conversões, etc.
  9. Com a campanha criada, chegou a hora de criar os seus anúncios para serem veiculados ao público: defina as suas palavras-chaves e escreva o texto do(s) seu(s) anúncio(s).

6 Dicas essenciais para criar os melhores anúncios para advogados no Google Ads (e não jogar dinheiro fora)

1. Concentre-se em palavras-chave longas, não com um termo apenas

Esqueça "advogado" e "advogados". Esses termos contendo apenas uma única palavra têm preços altos, e apenas as maiores empresas podem se dar ao luxo de competir com eles.

Ser muito generalista no Google Ads é um negócio caro. Se seu orçamento é limitado, foque sua atenção para os termos mais nichados, onde há muitas outras oportunidades para capitalizar com palavras-chave compostas. Basicamente, as palavras-chaves podem ser classificadas em:

  • Palavras-chave principais: termos gerais de palavras únicas com alta concorrência, como "advogados"
  • Palavras-chave do corpo: frases de 2 a 3 palavras que atraem um alto volume de pesquisa, mas são mais específicas do que palavras-chave principais — como "escritórios de advocacia de família"
  • Palavras-chave de cauda longa: mais de 4 frases muito específicas, como "advogados de divórcio em São Paulo"

Ao direcionar palavras-chave de cauda longa, você garante que será o mais específico possível. O objetivo de palavras-chave de cauda longa é aumentar as chances de atrair potenciais clientes interessados nos serviços que você oferece, especificamente na sua área de atuação em foco nos anúncios.

Os termos mais longos e nichados costumam ter menor concorrência, ser mais baratos e mais acertivos do que as palavras-chaves que todo advogado utiliza. Então, pense nicho. Pense na intenção do comprador. Pense nas áreas de atuação que geram mais receita para você.

Vê a diferença? É sutil, mas faz toda a diferença no seu orçamento.

2. Não economize nas palavras-chave negativas

Palavras-chave negativas são termos que as pessoas buscam no Google e que você não quer que seu anúncio apareça quando alguém digitá-lo. O ideal é utilizar o tanto o palavras-chaves negativas quanto forem necessárias, para evitar o desperdício de dinheiro.

Algumas palavras-chaves negativas para o advogado adicionar são:

  • Estados: Estados fora da sua região, ou Estados que você não atua
  • Cidades: Cidades fora da sua região, ou Cidades que você não atua
  • Carreiras: Termos relacionados a busca de empregos, listas de empregos, estágio, carreiras
  • Barato/Grátis: Termos com barato, gratuito e barato. Normalmente, esses termos resultam em leads de vendas de baixa qualidade, que não estão dispostos a pagar pelo seu serviço.
  • Educação: Termos associados à educação como faculdade, universidade e bolsas de estudo.
  • Recursos: Termos relacionados a guias, cursos, como fazer, etc.
  • Indesejáveis: Termos improváveis de resultar em contatos qualificados, como por exemplo, pro bono, jogos, aplicativos, etc.

Ninguém quer gastar dinheiro com termos de pesquisa indesejáveis, que buscam uma consulta gratuita, respostas às suas perguntas por whatsapp, ou que estejam em um Estado que você não pode atuar como advogado. Pelo contrário, você quer potenciais clientes ("leads") qualificados que se transformem em clientes pagantes.

Então, faça bom uso das palavras-chaves negativas e utilize tantas quanto for necessário. As palavras-chave negativas podem se aplicar a campanhas inteiras ou grupos de anúncios.

Isso não só ajudará a aumentar sua taxa de conversão reduzindo cliques desnecessários, mas resultará em clientes mais qualificados que visitam o seu site ou landing page.

Dica: Se você clicar na coluna Palavras-chave do Google Ads e selecionar Termos de Pesquisa, verá as consultas de pesquisa reais usadas quando seu anúncio apareceu. Isso ajudará você a identificar palavras-chave que foram pesquisadas, mas não são relevantes para você.

3. Adote uma estratégia eficaz de lance para a palavras-chave

O custo-benefício da execução do Google Ads depende em parte do seu sucesso no lance de palavras-chave. Saber o que visar e quanto oferecer pode aumentar significativamente o custo-benefício, então vale a pena aprender um pouco sobre isso.

Com o lance para as palavras-chave, você tem quatro opções:

  • Target CPA: O Google ajusta os lances de palavras-chave através de seu algoritmo para satisfazer seu custo declarado por lead/aquisição
  • Segmentar uma posição: Sua oferta é alterada para ganhar um lugar na seção superior dos resultados de pesquisa ou na primeira página de resultados de pesquisa.
  • CPC aprimorado: o Google determina algoritmicamente como obter suas palavras-chave os cliques mais propensos a converter
  • Cliques maximizados: Você deseja maximizar seus cliques

Seu lance está intimamente ligada ao seu orçamento. Embora possa parecer uma boa estratégia para dar o lance para a primeira posição na seção de anúncios do Google, tenha em mente que os lances para a primeira posição podem acabar com o orçamento diário rapidamente.

Isso significa que você acaba pagando mais do que seus concorrentes pelos mesmos cliques de qualidade.

Lembre-se que as pessoas também clicam em sites com posições inferiores. Às vezes funciona melhor estar nas posições 2-4 com anúncios, pois os potenciais clientes podem ser mais seletivos, e isso mostra que eles não estão simplesmente clicando no primeiro anúncio que vêem. As posições de 2 a 4 também são menos caras do que a primeira posição.

4. Use ajustes de lance do dispositivo

Você tem mais clientes entrando em contato com você através do celular do que pelo computador? Suas campanhas estão tendo sucesso ou falha em todos os dispositivos de forma semelhante – ou há variações significativas no desempenho?

Isso se tornou mais um problema nos últimos anos já que, cada vez mais, as pessoas encontram produtos e serviços através de smartphones e tablets.

A boa notícia é que você pode aumentar a exposição dos anúncios nos dispositivos que eles têm maior desempenho, usando ajustes de lances de dispositivos.

Ajustes de lances de dispositivos podem ser usados em campanhas ou grupos de anúncios. Na interface Campanhas, você pode selecionar Dispositivos na guia Segmentar. Uma vez que você tenha os dados para identificar os dispositivos de melhor desempenho, você precisa aplicar ajustes de lance do dispositivo definindo percentagens para determinados dispositivos, que podem variar de -90% a +900%.

Por exemplo, se você tem uma campanha que tem um bom desempenho em dispositivos móveis com uma oferta máxima de CPC de R$ 5, você pode aumentar a porcentagem de clientes que vêem este anúncio no celular. Você pode aumentar o lance em 10% para pesquisas em dispositivos móveis, então o valor final do seu lance será de R$5,50.

Os ajustes de lance também são eficazes para limitar a exposição a um determinado dispositivo. Se você NÃO quiser que seus anúncios sejam exibidos no celular, pode definir o ajuste de oferta para -90%, que fará reduzir a exposição da campanha a pouquíssimos celulares.

5. Separe seus 'grupos de anúncios' por tema

Alguns advogados ainda agrupam todas as suas palavras-chave e anúncios juntos em um grupo de anúncios para que todos vejam o mesmo anúncio, independentemente do termo que pesquisam.

O Google Ads permite configurar diferentes grupos de anúncios para vários temas de palavras-chave. É essencial usar esse recurso para segmentar suas palavras-chave com base na intenção do seu público e tornar a gestão de campanhas mais fácil e eficaz.

A otimização básica do Google Ads permite que o anúncio corresponda à palavra-chave que está sendo pesquisada — pois isso aumenta a probabilidade dos clientes certos clicarem nele.

Se você separar seus grupos de anúncios por tema, os cliques de pessoas realmente interessadas em contratar os serviços que você está oferecendo irá aumentar.

Separar grupos de anúncios por temas de palavras-chave pode parecer trabalhoso demais, mas a maior precisão de segmentação vai mais do que compensar o tempo extra envolvido.

6. Direcione os clientes para a página certa

De nada adianta você fazer o anúncio perfeito, com as melhores configurações de campanha no Google Ads, e direcionar o seu potencial cliente para a página errada. Ou ainda, direcioná-lo para a página institucional do seu escritório de advocacia.

Isto porque, se ao clicar no anúncio de Advogado Trabalhista, o potencial cliente abre uma página institucional de advocacia, mas que apenas cita o serviço trabalhista, sem aprofundá-lo, dentre os diversos outros assuntos, a probabilidade é que ele continue buscando por outro advogado mais qualificado para ajudá-lo.

Por outro lado, se ao clicar no anúncio de "advogado trabalhista", por exemplo, o potencial cliente é direcionado para a página específica sobre este serviço, isto aumenta bastante as chances dele entrar em contato com o advogado especilista.

Chamamos isto de "Landing Page", ou página de aterrisagem, que é a página feita exclusivamente pensando no melhor design para que o cliente entre em contato com o advogado. Isto faz com que o advogado não perca dinheiro com cliques no Google Ads que não geram contato. As chances de ter maior número de contato com a Landing Page é muito maior!

Portanto, ter uma Landing Page profissional para direcionar os seus clientes é essencial para o sucesso (ou não) dos seus anúncios.

Conclusão

Anúncios é um canal de publicidade incrivelmente poderoso para muitos tipos de empresas, incluindo certos escritórios de advocacia. Se você configurá-lo corretamente, você terá um aumento constante nas consultas sobre seus serviços. E se você fizer um bom trabalho gerenciando esses leads e convertendo-os em clientes, você deve ver um ROI positivo e alcançar um crescimento sustentável para o seu escritório de advocacia.

O ponto mais importante antes de começar é desenvolver uma compreensão básica de como o Google Ads para advogado funciona. Se você espera gerenciar suas próprias campanhas ou contratar um especialista, quanto mais você sabe sobre anúncios, mais eficaz esta ferramenta será utilizada como um canal de marketing.

O principal foco para você deve ser o planejamento de palavras-chave. Isso ajudará a garantir que seus anúncios só apareçam para consultas relevantes e você não gaste com impressões e cliques errados.

Não se esqueça também de escrever anúncios que são convincentes, responsivos e úteis para ganhar a confiança dos clientes em potencial.

Mas isto tudo de nada adianta se você não tiver um site com design profissional e especialmente feita para anúncios no Google, chamada de "landing page", para ter muito mais contato de clientes qualificados!

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