O logotipo dos advogados é o elemento crucial que o ajuda a construir uma marca forte para o escritório, ao criar uma identidade visual única e profissional.
O logo para advogado é que fará com que seus clientes o reconheçam, lembrem de você e te distinguam dos seus concorrentes. Profissionais da indústria jurídica muitas vezes utilizam o tradicional martelo e balança da justiça, mas será que esta é a melhor escolha?
Como você muitos advogados têm as mesmas dúvidas. Por isto, escrevemos este artigo para ajudá-lo a chegar ao logotipo e identidade visual perfeito para o seu escritório de advocacia, e que vai diferenciar dos seus concorrentes!
Dicas para criar um logotipo de advogado incrível
1. Encontre a sua paleta de cores perfeita
As cores têm significado e trazem emoções. A cor do seu logotipo é importante porque comunica a mensagem da sua marca e fala com seus clientes-alvo.
Um exemplo clássico do uso da psicologia das cores na logo, é o McDonalds:
"As cores vermelho e amarelo foram escolhidas por uma razão específica — e não, não foi porque ficaram bonitas com o rosto de palhaço de Ronald McDonald. Na verdade, tem a ver com ciência. A cor vermelha é estimulante e está associada a ser ativa. Também aumenta a frequência cardíaca, o que ajuda a aumentar seu apetite. A cor amarela está associada à felicidade e é a cor mais visível à luz do dia, por isso um logotipo do McDonald's é tão facilmente notada em uma estrada lotada. O cérebro processa a cor antes de processar palavras ou formas, então é por isso que a cadeia de fast-food escolheu essas duas cores para seu logotipo e marca. Vermelho e amarelo deixa você com fome, incentivando você a querer comprar o produto que eles vendem, ao mesmo tempo em que faz você se sentir feliz."
Morgan Cutolo - Yahoo
Está claro que a emoção está ligada à cor do seu logotipo, então pense sabiamente nas cores que irá utilizar na logomarca do seu escritório de advocacia.
Cores e emoções:
- Vermelho representa paixão e energia. Se você busca uma imagem que se destaca, transmite diversão e juventude, o vermelho é a opção ideal. Já se você prefere um visual mais discreto e conservador, o vermelho não deve constar na sua lista.
- Branco pode servir como uma cor secundária para o elemento de contraste e prover uma base simples e clean para o seu logo. O branco é uma cor reflexiva que representa pureza, sofisticação e eficiência. Marcas que pretendem transmitir um nível de exclusividade e luxo podem usar o branco para atingir o sucesso.
- Laranja é entusiasmo e energia. Mistura emoções ativas e revigorantes associadas ao vermelho com a suavidade dos tons amarelados. Laranja é ótimo para marcas que procuram sucitar sentimentos de vitalidade e felicidade.
- Verde é uma das cores mais relaxantes, pois não força nenhum ajuste de visão dos olhos. Essa cor transmite um senso de equilíbrio e calma, além de uma conexão com a natureza. O verde relaxa a mente. Marcas que buscam passar uma ideia de oportunidade, novos começos e segurança, devem considerar adotar o verde em sua identidade visual. Por outro lado, as empresas que procuram um efeito mais marcante devem buscar cores mais quentes, que transmitem maior carga de energia.
- Amarelo cor quente e exemplo brilhante de ânimo e cordialidade. Marcas que buscam atrair consumidores de forma calorosa, reconfortante e jovial devem adotar o amarelo. Além disso, a cor transmite uma identidade divertida e acessível.
- Azul inspira calma, consciência espititual e o sentimento de confiança, serenidade e reestabelecimento. Vale mencionar que os azuis mais escuros são muito adotados por grandes corporações por instigar confiança e profissionalismo. Porém, abusar do azul pode fazer um negócio parecer muito frio e distante do consumidor
- Marrom transmite seriedade sem apelar para o escuro da cor preta. A cor é mais suave, e sua ligação com tonalidades naturais o torna uma escolha mais fundamentada. Empresas que pretendem criar uma atmosfera de apoio e confiabilidade se darão bem com o marrom. O aspecto natural também sucita sentimentos robustos porém acolhedores
- Cinza é uma das mais neutras. Empresas escolhem o cinza quando buscam transmitir sentimentos de atemporalidade, praticidade e imparcialidade. Idealmente, é adotada como uma cor secundária que, combinada a tonalidades fortes, dá um contraste de calma e neutralidade, apesar de que algumas empresas (como a Apple) a adotam e geram enorme sucesso.
- Preto é considerada a ausência de cores, e pode ser uma escolha poderosa para incluir em sua identidade de marca. O preto costuma ser retratado como símbolo de profissionalismo e seriedade. Porém, também pode ser usado para sucitar sentimentos de elegância, solidez e poder. Marcas que escolhem o preto buscam uma imagem impactante e transmitem autoridade e descência
Diante da importância das cores, passe um tempo pensando nas cores que você irá adotar para o seu escritório de advocacia e o que ele representa. Você quer ser visto como um advogado popular, ou ser percebido como um parceiro, que estará com o cliente durante todo o processo legal, ou ainda, um advogado sofisticado e exclusivo?
Dica pro: Lembre-se que as cores escolhidas devem ser usadas em toda a sua marca, inclusive nos cartões de visita do seu escritório de advocacia.
2. Escolha suas fontes sabiamente
- Fontes modernas apresentam você como inovador e atualizado. As pessoas tendem a confiar que podem ser genuinamente ajudadas com problemas modernos que exigem soluções modernas.
- Fontes tradicionais apresentam você como convencional e confiável. Sem mencionar que você pode ser visto como um conselheiro com o conselho mais sábio.
Antes de fazer uma escolha, leve essas dicas em consideração:
- Certifique-se de que suas fontes são facilmente legíveis. Às vezes, ao tentar ser muito inovador, você acaba tornando a leitura ininteligível.
- O equilíbrio entre função e estilo deve estar lá. Isso é importante, pois o resultado final do design inteligente é ser atraente aos olhos do seu público-alvo.
- Se possível, fique longe de fontes cursivas. Além de serem difíceis de ler, pode ser inadequado para escritórios de advocacia, que tende a utilizar fontes sóbrias e tradicionais.
3. Tente evitar os símbolos tradicionais
Não há problema em utilizar o tradicional martelo ou balança da justiça no seu logotipo. Na verdade, se quiser parecer único, é até recomendado que sejam utilizados símbolos para o distinguir da multidão.
Seus potenciais clientes normalmente procuraram no Google pelas palavras "escritório de advocacia" e "advogado" ao buscar ajuda com seu caso. Eles não estão atrás dos símbolos tradicionais mencionados acima, e os clientes mais jovens podem até vê-lo como ultrapassado.
Se optar pela uso de símbolos tradicionais que remetem à advocacia, utilize com moderação, adicionando toques de modernidade que conversem com os demais elementos do seu logotipo de advogado.
Dica pro: Certifique-se de ter uma campanha de SEO (otimização para buscas no Google) sólida na região que você atua, para que o seu escritório apareça a potenciais clientes que buscam pelos seus serviços.
Uma vez que visitam seu site, eles querem ver conteúdo que o coloque como autoridade no assunto, e por um escritório de advocacia profissional.
4. Considere onde será usado
Seu logotipo deve ser claro e reconhecível, não importa o contexto. Considere os seguintes pontos antes de fazer o design:
- Deve parecer o mesmo no canto do seu site, em uma miniatura de mídia social, e em um enorme outdoor.
- O que acontece se seu logotipo for colocado sem cor? Ainda é reconhecível?
- Considere como seu logotipo será colocado: impresso, estêncil, bordado, etc.
- Se parte do logotipo não for visível, ela ainda deve ser reconhecível.
Basta se perguntar se seu logotipo pode suportar o teste de contexto e se adaptar a qualquer ambiente. Se a resposta for não, então pense em redesenhá-lo.
5. Destaque sua área de especialização
Um logotipo que mostra sua experiência em uma área específica do Direito chamará a atenção das pessoas. Considere projetos que demonstrem seu valor único.
Por exemplo, um advogado da família com uma representação de uma família em seu logotipo descreveria muito poderosamente o que ele faz. Lembre-se de mantê-lo elegante e moderno.
Pense em maneiras pelas quais seu projeto dirá aos clientes se você se especializar em um dos dois mencionados acima, ou divórcio, direito tributário, meio ambiente ou qualquer que seja o caso.
6. Apresente seu nome
Na indústria jurídica, reputação do advogado é essencial. E as pessoas relacionam sua reputação com seu nome e sobrenome. Portanto, exiba o nome da sua empresa em seu logotipo de forma distinta.
No futuro, uma vez que seu logotipo tenha ganhado sua reputação, as pessoas devem ser capazes de conectar seu logotipo com seu nome, sem sequer ter que lê-lo. Considere o que você quer que as pessoas pensem quando virem seu nome no logotipo ou apenas o design dele.
7. Não tenha medo de colocar algumas cores
Desde que pesquise bem seu esquema de cores, você pode ser criativo e adicionar tons coloridos. Como provavelmente já reparou, algumas cores não combinam entre si, podendo tornar seu logotipo abatido e/ou extravagante demais.
O escritório Mattos FIlho, por exemplo, passou por uma renovação completa de sua identidade visual. Antes com predominância da cor azul, que traduzia a sofisticação e maturidade do escritório, passou a ser laranja. O novo branding traz os conceitos como “solidez” e “excelência”, aliada à modernidade, criatividade e tecnologia.
Aplique as regras de cores complementares para decidir qual será a sua melhor combinação. Não recomendamos o uso de um grande número de cores. Duas a três cores no mesmo design é o suficiente.
8. Comunique a intenção da sua marca
Um logotipo é poderoso aquele que diz claramente aos seus clientes o que o profissional pode fazer por seus clientes simplesmente olhando para ele. Isso também ajuda a construir uma percepção positiva para sua marca quando eles associam seu logotipo a conotações positivas.
9. Faça uso de formas geométricas
Este logotipo do Bellini & Muller Lenzi está em uma forma geométrica montada utilizando as iniciais do nome, juntamente com o 'A' de "Advogados". Além disto, as cores cinza das letras 'L' e 'A', fazem o logotipo ter o formato de um cubo.
Formas geométricas são feitas de padrões regulares e proporcionam uma sensação de ordem e estrutura. A melhor parte é que esses padrões são facilmente reconhecíveis. O fato de essas formas serem regulares dá uma sensação de eficiência e organização.
10. Adicione um slogan
O logotipo do Pinhão e Koiffman incorporou elementos únicos, como o realce das intersecções das letras, e as cores verde e marrom. Não é tradicional em termos de símbolos e cores e adiciona um slogan para comunicar ainda mais o que a empresa faz por sua clientela.
Um slogan é um texto curto que descreve tudo o que você faz. Em três a cinco palavras, você deve ser capaz de dar ao seu público um escopo completo de seu propósito, missão e visão. Um slogan ajudará os clientes a se sentirem mais conectados à sua empresa.
Tenha essas ideias em mente ao chegar a um slogan:
- Seja simples.
- Seja específico, não genérico.
- Mencione os benefícios de vir até você.
- Faça as pessoas falarem sobre sua firma.
- Quanto mais curto, melhor.
Parece um desafio, certo? Dedique um tempo para pensar no seu negócio e chegar no slogan brilhante. Lembre-se de pesquisar no Google se seu slogan já não está em uso.
Dica Pro: muita atenção e cuidado para não infringir o Código de Ética da OAB. Não utilize o slogan como propaganda exagerada, ou promessas de ganho de causa, mas sim como realce do diferencial do seu escritório ou especialidade.
11. Dê a um logotipo familiar um toque moderno
O escritório Agnaldo Bastos adicionou um toque moderno ao escudo tradicional comumente usado em logotipos. As folhas de louro também foram adicionadas na parte inferior, dividindo o escudo do nome do escritório.
Esta é uma ótima maneira de mostrar que você pode ser conservador e moderno ao mesmo tempo.
12. Tente Usar Gradientes
A tendência no design agora é ir para fazer logotipos planos. Para fazer seu logotipo se destacar, você pode adicionar um gradiente a ele. O gradiente de cores quentes do Loeser Blanchet Hadad Advogados fez seu logotipo parecer ainda mais elegante.
Um ponto importante a se considerar é não fazer do gradiente o ponto principal do seu logotipo. Só deve ser usado para dar um toque extra. Isso faz acentuar um logotipo já forte.
13. Sofisticado e simples ao mesmo tempo
A tipografia clássica de '10' em ouro foi adicionada para ressaltar os anos de experiência do advogado, sem abuso de letras, formas e imagens, no ponto! Exala um forte senso de elegância, realização e prestígio.
Este é mais um exemplo de simplicidade com elegância.
14. Use formas de modo inteligente
O advogado Tomas Andrade foi capaz de incorporar o pilar e a letra 'T' do seu nome para seu logotipo. Este é outro exemplo de como você pode adicionar um toque criativo aos logotipos tradicionais de escritórios de advocacia, tornando-o memorável.
Tenha em mente que as formas devem retratar elegância, regularidade e simplicidade. Não tente forçar uma forma em um design. Isso só pode fazê-lo parecer muito carregado ou dificultar para os clientes entendê-lo.
15. O Monograma Clássico
Monogramas nunca saem de moda. Por que? Porque eles funcionam! Se você criar um monograma equilibrado e atraente para o seu logotipo de advogado, é uma boa maneira de adicionar credibilidade à imagem geral da marca.
16. Um logotipo único e significativo
Olhando para este logotipo do Escritório de Advocacia Tavares, podemos ver que o símbolo principal usado é uma coruja. Mas é mais do que isso. Eles foram capazes de integrar a ave que simboliza a busca pela sabedoria com uma referência ao Direito, ao carregar a balança da justiça.
Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber.
Um logotipo significativo mostra individualidade. Ajuda os clientes a conectar a pessoa com a marca, o que é muito importante nessa linha de trabalho.
17. A Inovação está nos Detalhes
O logotipo do Lobo de Rizzo é um exemplo de inovação na advocacia. Para comemorar os 10 anos do escritório, eles passaram por uma renovação de identidade visual, adotando o incomum e chamativo verde em seu logo.
Segundo o próprio escritório Lobo de Rizzo: "o círculo composto por diferentes formas e tons representa a união dos integrantes, clientes e o DNA da sociedade, institucionalizada para perpetuar o escritório. O uso consistente das cores (preto, verde e cinza) gera reconhecimento e diferenciação do material por todos os públicos. O Verde é uma cor que fortalece os conceitos de modernidade".
Não tenha medo de inovar, mas sem deixar de prestar atenção a detalhes como equilíbrio, espaço e simetria.
18. Anos Constroem Credibilidade
Na advocacia, quanto mais tempo você tiver no ramo, mais pessoas confiam em você e sua experiência. O escritório Granadeiro Guimarães fez questão de incluir a data de fundação do escritório em seu logotipo, para mostrar claramente aos seus clientes que possuem muitos anos de experiência.
19. Seu logotipo é sobre você
O escritório Vilhena SIlva optou por um logotipo que transmite o contato e cuidado pessoal com os seus clientes, de forma simples. Dois "ponto e vírgula" que ao mesmo tempo parecem duas pessoas, ou o relacionamento interpessoal.
O ponto e vírgula tem também uma simbologia forte por detrás de sua simplicidade: é usado quando um autor poderia ter escolhido terminar uma frase, mas optou por não fazer, ele continua. Este logotipo é simples, limpo e fácil de entender.
20. Mais maneiras de ser criativo
O advogado Ignacio Martins também utilizou de maneira criativa o símbolo clássico do pilar. Ele foi capaz de incorporar a letra 'I' nela. O formato reto das linhas também tornam o símbolo mais moderno.
Agora, você provavelmente está se perguntando como chegar nas suas próprias ideias criativas. Como a advocacia é a profissão que você escolheu porque ama, é fácil aproveitar isso para conseguir um logotipo que diga aos outros sobre o que você é.
Aqui estão algumas ideias rápidas para obter inspiração e criatividade na criação do logo para advogado:
- Olhe para outros logotipos de escritórios de advocacia para se inspirar. Temos mostrado grandes exemplos de logotipos ao longo deste artigo. Aprenda com eles.
- Considere seu público. Lembre-se que você quer conectar sua empresa com o cliente.
- Pesquise alguns outros logotipos. Tudo bem ter ideias dos outros.
- Comece com uma caneta e papel. Não pule direto para um software de design. Usar o papel velho e a caneta ainda é a melhor maneira de tirar ideias.
21. Símbolos fortes
Neste logotipo, Demarco Advocacia combinou com símbolos tradicionais, mas fortes da lei – brasão e uma espada. Criar um símbolo original a partir de clássicos não é fácil de conseguir, mas uma vez feito com sucesso assim, pode beneficiar muito sua marca de advogado.
22. Mantenha-o simples
O que os logotipos dos maiores escritórios de advocacia do Brasil têm em comum? São todos super simples - geralmente apenas o nome, e nada mais. Como mencionamos anteriormente, às vezes, menos é mais.
O seu logotipo de advogado deve ser facilmente lembrado e reconhecido por potenciais clientes. Mas isso só acontecerá se for fácil de entender e olhar.
Evite ter muitos símbolos complicados que as pessoas provavelmente não se lembrarão. Recomendamos que você escolha um logo simples que seja simples em comunicar quem você é e o que você faz, e que resistirá às modas passageiras no decorrer do tempo.
23. Contrate um designer profissional
Contrate um designer profissional para fazer o logo para o seu escritório - assim como você aconselharia seus clientes a contratar um advogado em vez de representar a si mesmos.
O logo irá representá-lo no mundo jurídico daqui em diante, então dê o seu melhor. Mudar logotipos ao longo do caminho prejudica mais a imagem da marca do que a ajuda.
Aqui estão alguns benefícios de contratar um designer profissional para projetar a logormarca do seu escritório de advocacia:
- Eles têm um olho para a arte visual;
- Eles têm as habilidades técnicas necessárias para produzir projetos digitais;
- Eles têm a capacidade de marketing;
- Eles lhe darão várias versões e tamanhos de seus logotipos que você pode usar para diferentes materiais.
Pronto para fazer o logotipo para o seu escritório?
Seja um advogado iniciante, advogado autônomo ou sócios recém constituídos, todos precisam de uma logomarca e identidade visual no início de sua jornada - é ela que definirá a imagem do escritório daqui para frente. E nada melhor do que ter um profissional especialista em criação de logo para advogados para ajudá-lo!
Nós somos especialistas em soluções completas para advogados e escritórios de advocacia, desde a criação do logo, até o design do site institucional e marketing digital.