Neste artigo, mostraremos as mais recentes estratégias de marketing jurídico que você pode incorporar em seu plano de marketing para 2024.
Ele inclui uma variedade de ideias de marketing para escritório de advocacia que você pode aproveitar para começar a atrair um fluxo constante de clientes para o seu escritório rapidamente.
Imagine estar no topo do Google para suas palavras-chaves, receber tráfego qualificado e de alta qualidade, ver sua base de clientes crescer, e ainda aumentar os lucros! Isto tudo está ao alcance.
Será que 2024 é o ano em que você finalmente assume o controle da estratégia de marketing para o seu escritório de advocacia?
Então, não perca tempo e comece já!
1. Comece construindo uma marca
Construir uma marca não é apenas ter timbres caros, cartões de visita e ganhar prêmios de marketing.
Se você quer moldar uma estratégia de marketing, precisa enviar a mensagem certa. Isto, baseado em alguns fundamentos da imagem que você quer que seu escritório de advocacia projete a seus potenciais clientes.
Portanto, você deve levar em conta:
- O que torna seu escritório de advocacia único?
- Qual é a sua proposta de valor – por que alguém deveria ouvi-lo?
- O que você faz consistentemente melhor do que os outros – como você se diferencia dos muitos escritórios de advocacia concorrentes?
Construir uma marca não precisa ser complicado. Portanto, concentre-se nas necessidades de seus clientes e mantenha-o simples.
Posteriormente, ao estabelecer suas mensagens, trabalhe-a em todos os seus canais de marketing: site, mídias sociais, redes profissionais, artigos jurídicos, etc.
2. Demonstre credibilidade e autoridade
Uma estratégia sólida de marketing de escritórios de advocacia deve envolver atividades de marketing passivas e ativas. Um bom exemplo de marketing passivo é o conteúdo do seu site, que ajuda a construir credibilidade e autoridade em torno de sua empresa.
Aqui estão alguns bons exemplos do que você deve ter certeza de incluir em seu marketing online em 2024:
- Prêmios que você recebeu
- Artigos que escreveu para outros sites
- Livros de sua autoria e/ou participação
- Artigos e estudos de caso para demonstrar expertise
3. Demonstre capacidade em todas as suas áreas de atuação
É importante ao advogado comunicar toda a extensão do que você faz e sua capacidade de entregar. É claro que os artigos escritos, livros e estudos de caso ajudam, mas você também deve se concentrar nos seguintes itens:
- A amplitude do serviço que você fornece
- O número de advogados que você tem (se você é um advogado individual ou possui um escritório grande)
- Se você tem um time de advogados em sua empresa, mostre-os.
4. Execute uma campanha de SEO para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google
Em primeiro lugar, todos os escritórios de advocacia devem prestar atenção ao SEO o tempo todo, não apenas em 2024. O motivo:
- 75% das pessoas não vão além da primeira página do Google. – Fonte
- 93% das experiências online começam com um mecanismo de busca. – Fonte
Resumindo: você precisa ser visto nas páginas de resultados do mecanismo de busca para obter cliques e tráfego.
Certamente, alguns aspectos do escritório de advocacia SEO, como uma boa pesquisa de palavras-chave, ter títulos e descrições escritos profissionalmente, otimizar imagens, manter uma estrutura lógica de páginas e usar uma plataforma de hospedagem rápida e segura são práticas recomendadas para SEO em todos os momentos e em qualquer área de atuação.
Alguns outros aspectos importantes do SEO para prestar atenção especial em 2024 incluem:
- Aumentando o tempo que os visitantes ficam em suas páginas da Web e em seu site em geral
- Reduzindo a taxa de rejeição, tornando claros títulos/descrições e suas páginas altamente relevantes para as palavras-chave escolhidas
- Com foco no marketing de conteúdos mais extensos que, nos últimos anos, tem superado o conteúdo mais curtos e também é compartilhado com mais frequência porque é mais completo
- Tornando-o amigável para dispositivos móveis; você será penalizado se seu site não for exibido em dispositivos móveis, tenha certeza de que ele é responsivo, ou seja, se ajusta automaticamente a qualquer tela (celulares, ipads, computadores)
- Construção de links com sites de autoridade
- Citação e revisão
Além disso, muitos escritórios de advocacia têm como alvo clientes da região. Isso requer um bom SEO local, com contas do Google My Business totalmente otimizadas.
5. Execute uma campanha otimizada do Google AdWords
A busca paga ainda é a maneira mais valiosa de atrair novos clientes para o seu escritório de advocacia. Os anúncios cobrem até 85% do espaço acima da dobra na página de resultados.
Uma campanha bem planejada e otimizada do Google AdWords pode enviar grandes volumes de tráfego altamente qualificado para o seu site para converter usuários em clientes pagantes.
Se você não teve os resultados que esperava no passado no AdWords, aposto que é por causa de uma ou mais dessas razões:
- Você tem tentado competir por palavras-chave ultra-competitivas (termos como "advogado" e "advogados" estão entre as palavras-chave mais caras que você encontrará).
- Sua pesquisa não teve tempo suficiente de performance ou você não contratou o profissional certo para gerenciar sua campanha
- Sua campanha do AdWords nunca foi otimizada
Portanto, faça de 2020 o ano em que você leva o AdWords mais a sério e comece a obter os resultados que você merece com isso.
6. Construa e otimize “landing pages”
Faça as “landing pages” uma prioridade em sua estratégia de marketing de escritório de advocacia em 2024. Eles são uma das principais diferenças entre apenas obter mais tráfego e realmente obter clientes pagantes.
Afinal, é aqui que seus potenciais clientes chegam e onde você começa o processo de convertê-los.
Para ser eficaz, ela deve ser:
- Escrita profissionalmente e inspirar uma ação específica
- Otimizado para palavras-chave específicas relacionadas ao serviço prestado, como "leis de custódia de crianças para pais em São Paulo" ou "aconselhamento jurídico para acidentes de trabalho no Rio de Janeiro" (ou qualquer que seja a frase do AdWords ou termo de pesquisa que você está mirando)
- Único para cada serviço específico que você está promovendo
7. Aumente sua presença nos diretórios jurídicos
Quaisquer que sejam seus pensamentos sobre os diretórios legais, ser destaque nos principais sites jurídicos, como o Migalhas, pode ajudar a aumentar seu tráfego e fornecer uma citação e hiperlink para o seu site.
Em 2024, tente elevar seu perfil nesses diretórios. Já mencionamos que citações (menções de seu escritório de advocacia em sites de terceiros) melhoram o SEO.
SEO para advogado e escritórios de advocacia
Além disso, incluir seu escritório nos principais diretórios é uma maneira relativamente simples e acessível de promover seus serviços.
Alguns diretórios são livres para adicionar seus detalhes; alguns têm listagens pagas listagens, e outros cobram taxas mensais ou anuais por exposição extra.
8. Entre no marketing de vídeo
Nunca usou vídeo para comercializar sua empresa?
Em 2024, será mais importante do que nunca começar com vídeo como marketing para o escritório de advocacia. Isto porque, o vídeo aumenta em 53 vezes as chances de você aparecer na primeira página do Google.
O público gosta cada vez mais de coletar informações através de vídeos; constrói confiança e melhora as conversões.
E é especialmente útil se você está procurando atrair uma clientela mais jovem, trazendo credibilidade instantânea e engajando seus visitantes em seus próprios termos.
Este tipo de conteúdo pode ser usado para...
Apresentar seus advogados e advogados
Fornecer uma visão dos bastidores do seu escritório de advocacia
Responder perguntas frequentes e fornecer informações de como fazer
9. Construa páginas AMP e uma estratégia de marketing móvel
Se 2023 não foi o ano que você priorizou o celular para fazer marketing do escritório de advocacia e promover o seu site, você já está atrás da concorrência.
Não perca a oportunidade em 2024.
Simplificando, se o seu site tiver um desempenho ruim no celular, você está prejudicando o relacionamento com potenciais clientes, assim como seu relacionamento com o Google.
O índice de buscas no celular do Google sugere o mesmo. De acordo com a MarginMedia, 48% dos usuários dizem que um mal funcionamento do site no celular é indicação de falta de cuidado da empresa.
É relativamente fácil criar um site móvel nos dias de hoje e muitos escritórios de advocacia de sucesso estão fazendo exatamente isso.
No entanto, 2024 pode ser o ano para dar um passo adiante. As páginas móveis aceleradas (AMPs) estão ficando mais importantes e você não quer ficar atrás da concorrência, não é?
As AMPs são uma iniciativa do Google que começou em 2016. O benefício? Velocidade.
Ou seja, sites de carregamento rápido são mais visualizadas e se seu site demora para carregar, você vai perder clientes.
Os AMPs são distinguidos por um símbolo de relâmpago nos resultados de pesquisa móvel, assim:
Você precisa levar AMPs a sério porque:
- A velocidade de carga da página é um importante fator de classificação do Google em índices móveis e desktop
- De acordo com a Kissmetrics, um atraso de um segundo na velocidade da página web pode diminuir as conversões em 7%!
- AMP é um dos fatores de classificação no índice de sites responsivos do Google
Fale com seu web designer. As páginas AMP podem aumentar muito o tempo de carga da página do seu site.
Se eles são céticos, como alguns web designers mais tradicionais, talvez seja hora de contratar um novo profissional, já que os AMPs podem ser o futuro do seu site.
Cerca de 31 milhões de domínios haviam adotado o AMP até o início de 2018 (em comparação com menos de um milhão em 2017).
A tendência continuou em 2020 e só vai crescer no próximo ano.
10. Crie campanhas de marketing com conteúdo gratuito
O conteúdo grátis atrai perspectivas para o seu escritório de advocacia passivamente – geralmente através dos seguintes canais:
- Marketing de conteúdo
- Marketing de mídia social
- Esforços de branding
Conteúdos poderosos podem ajudá-lo a aumentar a conscientização sobre sua marca e demonstra experiência e valor. Isso atrai as pessoas para o seu site.
Por isso, muitos sites de escritórios de advocacia estão focando em atrair, converter e encantar clientes como estratégia de marketing para escritório de advocacia.
Você já pode estar fornecendo conteúdo gratuito valioso na forma de:
- Faqs
- Estudos de caso
- Artigos de blog educativos que prestam assistência jurídica
- Vídeos de como fazer
- Artigos informativos que fornecem atualizações legais
Isso é ótimo para a conscientização do seu público. No entanto, alguns dos seus trabalhos mais valiosos podem ser reservados para conteúdo fechado: atrair potenciais clientes que estão dispostos a dar seus dados de contato em troca de conteúdo.
Uma vez que você tenha seus dados de contato e cresça seu banco de dados, campanhas de e-mail marketing podem entrar em contato com clientes em potencial: uma arma valiosa para o crescimento da base de clientes.
11. Liste seu escritório de advocacia com o Google My Business
Uma das primeiras coisas que você deve fazer é listar seu escritório de advocacia com o Google My Business.
Criar uma listagem com o Google My Business é completamente gratuito e exige que você insira as informações básicas, como nome do seu escritório, localização, site e segmento. Em seguida, você precisará verificar seu escritório digitando um código, que será enviado para você.
Uma vez que sua empresa seja verificada, você poderá inserir mais informações, como seu horário comercial, descrição de quem você é e o que você faz e muito mais. Isso aumenta as chances de seu site aparecer nos resultados de pesquisa quando alguém realiza uma pesquisa no Google por advogados ou advogados próximos a eles.
Como você pode ver na captura de tela abaixo, os resultados exibem escritórios de advocacia com uma classificação de estrela, número de telefone, horas de operação, bem como direções e um link para o site do escritório de advocacia. Você também notará avaliações que ajudam a construir sua reputação.
12. Crie conteúdo
Compartilhar artigos jurídicos e estudos de caso em seu site é uma ótima maneira de mostrar seus conhecimentos e conhecimentos jurídicos.
Além disto, a publicação constante de textos e artigos próprios em outros sites de alta relevância que permitem o “guest post”, ajudam a performance do seu site e ajudá-lo a direcionar o tráfego para ele organicamente.
Em seguida, você pode compartilhar os posts nas mídias sociais e até mesmo participar de conversas apontando seus seguidores para o seu blog e site.